INCÊNDIO CONSOME 12 MIL METROS QUADRADOS DE MATA NO DF

Um incêndio florestal consumiu mais de 12 mil metros quadrados de mata em uma área militar da Aeronáutica em Santa Maria, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 13h e foi considerado extinto às 21h. Não há registro de feridos.
A área queimada fica nos arredores do Centro Integrado de Defesa de Tráfego Aéreo (Cindacta) e próxima ao condomínio Santos Dumont, entre Santa Maria e Gama. Ao todo, 35 militares, sete carros, um avião e um helicóptero foram usados no combate ao fogo.
Moradores da região também ajudaram a apagar as chamas. Em dia de racionamento de água na área, o aposentado Chesternet Silva usou uma mangueira da própria casa para evitar que o fogo retornasse ao condomínio.
A fumaça tomou conta da região durante toda a tarde. A veterinária Luana Moraes contou que, naquele momento, a casa estava coberta de cinzas. "Estou há mais de duas horas tentando limpar a casa com pouca água", disse. A sobrinha de Luana foi liberada da escola mais cedo, porque "estava impossível respirar".
Segundo o Corpo de Bombeiros, a área atingida era forrada por mata de cerrado e vegetação seca, que favorecem a disseminação das chamas. Até o fim da noite, a corporação ainda não tinha identificado a causa do incêndio.