BOMBEIROS ALERTAM MORADORES DO DF SOBRE INÍCIO DE CHUVAS

Estamos chegando ao período das primeiras chuvas, depois de uma estiagem de 120 dias Normalmente as primeiras chuvas são fortes devido ao choque de massas de ar quentes com a massa fria, ocasionado ventanias e granizo. As ocorrências comuns são alagamentos rápidos, com atenção aos viadutos e “tesourinhas”, quedas de árvores, eletrocussão, queda de energia elétrica, ocasionado pessoas presas em elevadores, destelhamento e avarias em residências, valendo-se ressaltar que as vias de trânsito ficam bastante escorregadias com as primeiras chuvas, em razão do acumulo de sujeira e óleos impregnado no asfalto.
No caso de alagamentos, o condutor não deve tentar trafegar onde a água passe da metade da altura do pneu. Caso isso ocorra, pare em local seguro e elevado, esperando que ao nível d’água baixe. Já os pedestres, não devem fazer travessias onde haja enxurrada ou que não tenham a visão de onde vai pisar;
As situações de queda de árvores, o cidadão deve evitar tocar na árvore, antes de certificar-se que o tronco ou galhos não estejam em contato com qualquer fiação elétrica;
Na hipótese de se deparar com apresentação de descargas atmosféricas, as pessoas devem procurar abrigo, evitando ficar exposto ao tempo ou embaixo de árvores. Se tiver dentro do veículo, permaneça, pois é um local seguro, somente procure estacionar em um local que não ofereça risco.
Na condição de pessoas presas em elevador, devido à queda de energia, entrar em contato com o corpo de bombeiros e ou com a empresa de manutenção, que normalmente prestam serviços 24h. As pessoas presas em elevadores devem manter a calma, evitando qualquer tipo de saída sem a orientação de um bombeiro ou técnico, se possível use o interfone do elevador para chamar ajuda;
Evite deixar de realizar a manutenção em telhados, calhas e ralos, antes das chuvas, certificando-se da fixação das telhas, do desentupimento e do escoamento da água;
Para evitar acidentes de trânsito, devido ao asfalto escorregadio, diminua a velocidade, redobre a atenção, pratique uma direção defensiva e cordial. Faça manutenção preventiva, nos pneus, na suspensão e freios do seu veículo. Troque as palhetas limpadoras do pára-brisa danificadas ou sem a eficiência de uso. Trafegue com faróis ligados durante chuva, mesmo não estando em rodovias.
Nós do Corpo de Bombeiros, estamos à inteira disposição da comunidade, por meio do telefone 193.
A chuva é bem vinda, com paciência e inteligência os possíveis transtornos poderão ser amenizados.

CBMDF