Banner Acima Menu INTERNAS

NOVO SISTEMA ELEITORAL INTERMEDIÁRIO ENTRE DISTRITAL E DISTRITÃO


         Por Edgar Lisboa
Estamos nesse momento trabalhando na possibilidade para ter um acordo para a votação da reforma política. Principalmente no tema que diz respeito ao novo sistema eleitoral. Buscamos um entendimento de uma intermediaria entre o Distrital e o Distritão” afirmou o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Para o deputado, superada esta fase da reforma política, costurado esse acordo, embora a votação não se encerre apenas com a votação da Câmara a discussão vai ainda até o final deste mês.
Impactar o Debate
Maia chama atenção para o pedido de abertura de investigação da Procuradoria Geral da República contra Michel Temer que “deve chegar, de novo, à Câmara”. Alguns dizem que chega com menos força em razão da situação frágil do procurador atual, Rodrigo Janot, mas para Maia, “os elementos probatórios e as delações, principalmente, de Lúcio Funaro, esse novo delator, são de que há provas muito fortes, “contundentes, cabais e que irão impactar o debate da sociedade e também o debate na Câmara”. Deveremos entrar o mês de outubro, discutindo o pedido de investigação do Supremo Tribunal Federal contra o presidente Temer, acentuou o petista.
Não realização de eleições
Na minha compreensão, avalia Marco Maia, não está descartada a não realização de eleição no próximo ano porque “ se esses setores que deram o golpe perceberem que existe a mínima possibilidade de perderem a eleição, podem construir um debate, uma discussão e um clima, no Congresso para não realizar as eleições. Tenho visto declarações das mais variadas possíveis, inclusive, aqueles que acham que para o bem do País, a estabilidade da economia uma eleição agora será muito ruim. São aqueles que já enxergam a possibilidade de o Lula concorrer à presidência e com isso romper o golpe que foi dado no ano passado. ”
Sem plano B
Para o deputado, o PT não trabalha com o plano B. Está trabalhando com o Plano A, Lula candidato. “ Ter uma eleição e o Lula estar inviabilizado de concorrer o PT teria nomes como: Jacques Wagner, por exemplo, um nome forte, governador que se reelegeu na Bahia e vem do Nordeste brasileiro, portanto, é uma possibilidade. Um Tarso Genro, que pode ser candidato, ex-governador do Rio Grande do Sul, foi ministro. O PT tem nomes que em qualquer circunstância poderiam enfrentar uma eleição. ”
Admite Alianças

Marco Maia admite que o PT pode também buscar alianças: discutir com o PDT, com PCdoB. Mesmo o PSB que hoje está na base aliada de Michel Temer pode, ali na frente, lançar uma candidatura mais à esquerda. Maia não concorda com o deputado Afonso Motta (coluna de ontem) de um crescimento maior do Geraldo Alckmin. Ele acha que o governador de São Paulo, é um candidato que não atende a esquerda, não atende a direita e tem profunda dificuldade de dialogar com o centro direita e o centro esquerda. O Centrão, argumenta o petista, não se sentiria à vontade numa candidatura de Alckmin. Na opinião de Maia, uma candidatura que poderia crescer, seria de João Dória. “Não pelo PSDB, mas talvez por um outro partido menor”.

Postar um comentário

0 Comentários