Banner Acima Menu INTERNAS

ADASA AUTORIZA CAESB A AMPLIAR RACIONAMENTO POR 48 HORAS

Por Nathalia Cardim
A partir desta sexta-feira (20/10), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está autorizada a ampliar o racionamento para até 48 horas na capital do país. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial do DF (DODF) a Resolução nº 23, que dá sinal verde para que a empresa adote a medida mais drástica de restrição no abastecimento.
Por enquanto, a Caesb informa que a decisão não foi tomada. De acordo com a  Resolução nº 20 da Adasa, a concessionária deve fazer publicidade ao plano de racionamento em seu site e em veículos de comunicação com, no mínimo, 24 horas de antecedência à sua aplicação. A companhia informa que, se o racionamento for maior que o prazo atual, a população será informada com até três dias de antecedência.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, diante da situação crítica de escassez hídrica no reservatório do Descoberto, “a Caesb está autorizada a ampliar o período de restrição de fornecimento, de acordo com plano de racionamento a ser aprovado, devendo ser observado o limite máximo de 48 horas de interrupção do fornecimento de água”. Hoje, a interrupção é de 24 horas.
Ainda segundo a Adasa, as precipitações registradas e as condições climáticas para outubro não atenderam às expectativas. O Distrito Federal também registrou recordes de temperaturas, como, por exemplo, no domingo (14), de 37,3ºC, com o aumento significativo da taxa de evaporação.
A situação é dramática. Os níveis dos dois reservatórios que abastecessem a capital não param de cair. Nesta quinta-feira (19), o Descoberto reduziu para 10,5%. O de Santa Maria ficou em 25,2%. Em entrevista ao Metrópoles também na quinta, o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, informou que já existe um plano estruturado para a ampliação de dois dias consecutivos no racionamento imposto aos moradores do DF.
Existe esse planejamento, caso o nível do Descoberto caia abaixo do esperado para o mês (9%). Nos preparamos para o pior, mas esperamos o melhor."
Maurício Luduvice, presidente da Caesb
Nesta sexta (20), a Caesb abriu o canal Santos Dumont, que sai do Rio Pipiripau. A medida, autorizada pela Adasa, deve beneficiar os agricultores da região, por um lado, e agravar a crise hídrica para moradores de Sobradinho e Planaltina.
Volume morto
Também na edição do DODF desta sexta, a Adasa liberou mais de R$ 6 milhões da Tarifa de Contingência cobrada dos consumidores que extrapolaram o limite de 10 metros cúbicos/mês para que a Caesb faça investimentos de novas estruturas para captação de água na Barragem do Descoberto, visando a captação do volume morto do manancial.
A companhia terá o prazo de 10 dia para apresentar à Adasa o cronograma atualizado de implementação do sistema.

Postar um comentário

0 Comentários