BOMBEIROS DO DF LEVAM TÉCNICAS SOCORRISTAS A COLEGAS COLOMBIANOS

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília
Uma equipe de quatro instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) viajará à Colômbia neste domingo (8) para ministrar o curso de salvamento e resgate para colegas colombianos.
A visita faz parte da Cooperação Técnica Internacional intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
A capacitação beneficiará 60 bombeiros voluntários do país vizinho. O curso será dividido em duas turmas, uma agora em outubro e outra em março de 2018.
Serão 15 dias de treinamento com aulas teóricas e práticas, totalizando 100 horas. Entre os ensinamentos levados aos colombianos estão: emergência médica, retirada de pessoas de ferragens, sobrevivência e acampamento profissional em mata fechada.
O chefe da Assessoria Internacional de Cooperação Técnica do CBMDF, major Fábio Moreira, explica que essa atividade está relacionada ao tema do projeto: o resgate das vítimas do acidente aéreo com o time de futebol da Chapecoense, de Santa Catarina, em novembro 2016.
Em razão do desastre, em que 71 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida, perto de Medellín, o governo colombiano solicitou ao brasileiro cooperação para aprimorar as técnicas socorristas.
Segundo o major, foi montado um curso baseado nas condições do acidente da Chape, em local de difícil acesso. Ele conta que o histórico da corporação do DF em trocas de experiência e cursos de capacitação no exterior justificou o chamado do governo federal.
O nosso grupo de Busca e Salvamento é especializado nessa área. Aqui temos cursos de capacitação o ano todo para difusão de conhecimento aos bombeiros de Brasília, aos de outros estados e até de outros países.”
A proposta é formar multiplicadores do conhecimento para que esses 60 bombeiros colombianos capacitados possam treinar outros.
Para o tenente-coronel Moiséis Alves Barcelos, um dos instrutores que viajarão a Medellín no domingo, será uma troca de conhecimentos. “É uma experiência nossa para ver a realidade deles. A cooperação serve para as duas instituições. Será um crescimento mútuo”.
Ele explica que entre as técnicas a serem ensinadas aos colombianos está a do “desencarceramento de vítimas”, que significa a retirada de pessoas de ferragens.
As técnicas que vamos levar podem ser usadas em todos os tipos de emergências que possam aparecer, como resgate em altura ou em desabamentos e em acidentes”, completa o tenente-coronel.
Visita dos colombianos ao Brasil
Uma delegação composta por oito bombeiros e quatro integrantes do governo da Colômbia visitou os bombeiros do DF em agosto. O objetivo da missão foi aprender técnicas de resgate e salvamento, além de conhecer a estrutura técnica e administrativa dos brasileiros.
Nesse tempo, os visitantes percorreram sete unidades operacionais e sete administrativas. Eles assistiram a demonstrações de resgate de vítimas e simulações de incêndio. Conheceram também equipamentos e tecnologias utilizados pelos profissionais do DF.
Histórico da cooperação técnica
O Corpo de Bombeiros Militar do DF já utiliza a Cooperação Técnica Internacional desde o final da década de 1970. Convênio firmado com a Japan International Cooperation Agency proporcionou avanço técnico aos brasilienses nas áreas de salvamento, combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e perícias de incêndios.
Os bombeiros do DF também foram capacitados em outros países. Nos Estados Unidos, fizeram o curso de combates a incêndios florestais, e na Alemanha, o de combate a incêndios urbanos.
Na França, o treinamento foi relativo a acidentes com produtos perigosos e salvamento em altura, enquanto na Espanha o tema focou na proteção civil.

Em contrapartida, os bombeiros brasilienses já deram treinamento a colegas da República Dominicana, do Panamá, da Costa Rica, da Guatemala, de El Salvador e da Nicarágua.