TITULO

BOMBEIROS RETORNAM APÓS COMBATE A INCÊNDIO NA CHAPADA DOS VEADEIROS

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal está de volta a Brasília após intenso trabalho de reforço no combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já foi controlado. A desmobilização das equipes é feita de forma gradativa.
Dos 29 bombeiros brasilienses que foram à região, uma parte chegou no domingo (29), e o restante, nesta segunda-feira (30), após dez dias de atuação.
O comandante do Grupamento de Proteção Ambiental da corporação, tenente-coronel Glauber de La Fuente, relata o nível de dificuldade e destaca o esforço coordenado com outros bombeiros e brigadistas voluntários como fundamental para o êxito do trabalho.
“A equipe começava às 5 horas e seguia em atuação até as 22 horas. Trabalhamos em seis focos de incêndio, sendo o último, o maior, com 30 quilômetros de área atingida”, conta o comandante.
A chuva desse fim de semana na região, segundo relato do tenente-coronel, ajudou a extinguir os focos de fogo. De acordo com o ICMBio, o total da área queimada foi de aproximadamente 66 mil hectares, quase um terço do território do parque.
No momento, a brigada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e parte das equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do ICMBio trabalham no monitoramento — por terra e pelo ar — da área atingida.
A previsão é que, na quarta-feira (1º), um novo balanço seja feito para dar por extinto, em definitivo, o incêndio, já considerado o maior da história do parque. Após essa checagem final, será anunciada a data de reabertura das visitações à Chapada dos Veadeiros.
A atenção está voltada agora para os animais silvestres, e os cuidados serão redobrados, principalmente nas estradas, porque é esperado aumento da circulação de bichos em busca de alimentos e abrigo.
Uma equipe do Zoológico de Brasília deslocada para ajudar no socorro aos animais continua no local para reforçar os cuidados dessa etapa.
Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.