Banner Acima Menu INTERNAS

FOGO EXTRAPOLA NO PARQUE DA CHAPADA E DESTRÓI FAZENDAS E RESERVAS PARTICULARES

Por Renata Alves
O incêndio iniciado há uma semana não queima só o cerrado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde 15% da área foi consumidos pelas chamas até a noite desta segunda-feira (23/10). Há vários focos nos vilarejos, nas fazendas e nas reservas ambientais particulares ao redor. O fogo começou na última terça-feira (17/10) e já atingiu 54 mil hectares entre campos, veredas, cerrados e florestas.
Na manhã desta terça-feira (24/10), as queimadas se concentram no Vale do São Miguel, perto da Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso. Há fogo em matas da Fazenda Volta da Serra até a vila. Labaredas consomem pastos e cerrado nativo em pontos turísticos, como o Vale da Lua.
Enquanto os bombeiros trabalham sem parar no Parque Nacional, os fazendeiros contam com a ajuda de brigadistas voluntários, organizados por meio de uma rede de contatos via Whatsapp. Ao menos 40 combatem o fogo no Vale do São Miguel na manhã desta terça. Eles contam com o apoio de outros voluntários, responsáveis pela arrecadação de água, alimento e combustível para os veículos. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbrio) a operação de combate conta com mais de 110 brigadistas e bombeiros.

Em entrevista coletiva nesta terça, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou ter enviado uma equipe de especialistas de engenharia em combate a incêndios florestais em um avião do Corpo de Bombeiros. Ele relacionou, ainda, a importância da Chapada para as nascentes que abastecem rios brasileiros em um momento de crise hídrica em Brasília e outros pontos do país. "Nós estamos falando de um dos parques mais importantes do bioma Cerrado, que é responsável por 70% das águas que abastecem as bacias do Paraná, de Tocantins e do São Francisco", comentou.
Polícia Militar do DF envia helicóptero para ajudar
Além do reforço dado pelo Corpo de Bombeiros e por funcionários do Zoológico de Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também vai disponibilizar ajuda para o combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a corporação, duas aeronaves seguiram, na manhã desta terça-feira (24/10), para o município de Alto Paraíso. De acordo com o coronel Renato Costa, que coordena a operação, os helicópteros no transporte das tropas e voluntários que trabalham no local e farão o monitoramento do incêndio na área. 
Fonte: Correio Braziliense
Leia também: MENINO DE 7 ANOS É ATROPELADO POR DOIS CARROS NA ASA NORTE

Postar um comentário

0 Comentários