Banner Acima Menu INTERNAS

INCÊNDIO NA CHAPADA DEVE SER CONTROLADO ATÉ DOMINGO(29)

O fogo consumiu mais de 65 mil hectares da unidade de conservação, o equivalente a 27% da área total.
O incêndio que assola o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há 10 dias deve ser controlado até domingo (29/10), quando há previsão de chuvas mais intensas. O prognóstico é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que liderou a maior operação contra queimadas em unidades de conservação da história do país.
Pelos cálculos do ICMBio, 65 mil hectares foram devastados pelo fogo, o equivalente a 27% da área total do parque – 240 mil hectares. Os focos na região Sul, que abrange o Vale da Lua e a Vila de São Jorge, já foram controlados. A preocupação, agora, se concentra na região dos Saltos até a Serra de Santana. Segundo o ICMbio, as chuvas previstas para esta sexta-feira (27) devem cooperar para a finalização do combate.
No local, 178 profissionais – brigadistas do ICMbio e do Ibama, além de bombeiros do Distrito Federal e de Goiás – tentam controlar o fogo. Dez aeronaves foram destacadas: uma da Polícia Rodoviária Federal, uma da Polícia Militar do DF e duas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outros cinco aviões-tanque e um Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), também dão suporte à operação.
Visitação
O incêndio mobilizou ainda 500 voluntários, que ajudaram na distribuição de lanches, gasolina e apoio com logística. Apesar de várias partes da região estarem comprometidas, o ICMBio informou que há opções de visitação, como cachoeiras e propriedades particulares abertas ao público nas cidades de Alto Paraíso, Cavalcante e Teresina.
Fonte: Tudo OK Notícias

Postar um comentário

0 Comentários