IZALCI LUCAS “ SE ABADIA ESTÁ PRECISANDO DE SALÁRIO, QUE PEÇA LICENÇA DO PSDB”

Por Poliglota
O tempo fechou de vez no ninho tucano.
O anúncio pela Executiva Nacional do partido, mais precisamente pelo seu presidente Tasso Jereissati, de que a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia iria assumir uma secretaria no governo de Rollemberg jogou gasolina na fogueira que estava instalada no comando regional do PSDB.
O deputado PSDebista já havia alertado aos quatro cantos que o partido não se uniria a um governador com uma rejeição superior a 90%.
Porém, segundo Izalci, na noite do dia 24 recebeu uma ligação do presidente Tasso informando sobre a decisão de integrantes do PSDB em compor com Rollemberg. A contrapartida seria a assunção de Abadia na Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos para cuidar dos assentamentos como Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Vila Buritizinho, em Sobradinho. O detalhe é que essa secretaria foi criada justamente para abocanhar a tucana.
A reação do presidente regional foi imediata. Não poupou até mesmo a possibilidade da exclusão de Abadia dos quadros do partido. “Se Abadia está precisando de salário, e de resolver problemas pessoais, ela que peça licença do PSDB, porque não há a menor possibilidade de o partido se unir a um governo com 90% de rejeição. É muita prepotência de Rollemberg achar que pode nos cooptar desta forma”, disparou Izalci ao portal Metropoles.
Nos bastidores os comentários são de cautela. O blog conversou com alguns correligionários influentes no partido e que pediram o anonimato, e esses são de opinião que o ato, tanto de Abadia como do Presidente Nacional do partido Tasso Jereissati, foi uma rasteira no tucano. Na avaliação deles isso, com certeza, poderá enfraquecer as pretensões políticas de Izalci na caminhada ao Buriti que, contrariado, pode até mesmo buscar outra legenda. Só que nesse caso o poder de convencimento terá que ser muito forte por parte de Izalci, já que nos demais partidos com densidade no DF as definições ao cargo majoritário de governador já estão praticamente definidas, o que poderia levá-lo a concorrer à reeleição em qualquer partido que o aceitasse ou ainda tentar ser vice de alguém. Resta saber quem da direita topará.
É aguardar os próximos capítulos. Pelo visto, o start para as campanhas agora assume uma nova cara.