TITULO

SEMANA DISTRITAL DE TECNOLOGIA

A importância de ampliar a pesquisa e a produção científica locais foi defendida, nesta terça-feira (24), na cerimônia de abertura da 14ª Semana Distrital de Ciência e Tecnologia (veja programação dos próximos dias). O evento ocorre, até domingo (29), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita.
Integração, compartilhamento de informações e o compromisso social da pesquisa foram destacados no ato. Na ocasião, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou decreto que cria a comissão coordenadora da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica no Distrito Federal (RedeCiência).
O decreto prevê, por exemplo, que órgãos do Executivo local, como o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico, compartilhem os resultados de pesquisas com entidades federais, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Aeroespacial Brasileira.
Segundo o governador, todos ganham com a parceria. “Os órgãos (públicos) vão trabalhar cada vez mais integrados, produzindo conhecimento em benefício da população de Brasília”, afirmou Rollemberg.
Em um momento de restrição orçamentária, o DF, segundo ele, optou por manter os investimentos no setor. “Em 2016, foram executados R$ 90 milhões, e este ano queremos superar a marca”, celebrou o governador.
A programação distrital transcorre articulada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema deste ano é A matemática está em tudo e tem como objetivo reforçar o interesse de crianças e jovens pela área.
A feira de ciência, que ocorre dentro da programação, tem o compromisso de estimular o intercâmbio de produções científicas por meio de atividades interativas. “A participação nos estandes e o entendimento do que é apresentado resultam no aprendizado que desejamos para os nossos alunos”, defendeu o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.
O compartilhamento de informações é fundamental para o avanço social, de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Coelho. “A transmissão de conhecimentos é uma das maiores virtudes do ser humano”, disse.
Pesquisa científica e compromisso social
A preocupação em não retirar investimentos da área foi lembrada pela reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão. “Com a ciência, vamos mudar a realidade do País”, destacou.
O compromisso social da pesquisa científica também foi a tônica do discurso do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a maior do mundo. Isso demonstra a capacidade que nós temos de mudar o Brasil”, disse.
Fonte: Agência Brasília
Leia também: INCÊNDIO DE MÉDIA PROPORÇÕES ATINGE PARQUE DE ÁGUAS CLARAS NESTA TERÇA

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.