BOMBEIROS E SOCORRISTAS DE OITO ESTADOS TERMINAM O CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR EM MOTOCICLETA

Profissionais de oito unidades da federação e do Distrito Federal participaram da capacitação; Objetivo é aprimorar atendimento emergencial com uso de motocicletas
Trinta bombeiros militares e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de oito estados e da federação e do Distrito Federal concluíram, nesta quarta-feira (29), o primeiro Nivelamento Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar em Motocicletas. O curso teve duração de três dias e foi promovido pelo Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), localizado no Guará.
Os estados representados foram Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Roraima. Durante o curso foram realizadas palestras, mesas redondas, apresentações dos serviços de cada estado e cada instituição, estudos de caso, prática de Direção Defensiva e Pilotagem de Alto Risco.
O chefe do motoresgate do Grupamento, capitão Antônio Nonato da Silva Neto, explica que o objetivo do curso foi padronizar a forma de atendimento emergencial com uso de motocicletas. “Cada estado tem o seu protocolo atuação e também a sua realidade a nível material, por exemplo, dos equipamentos de proteção individual. Então, essa troca de experiências está sendo muito positiva”, definiu.
Para exercer a função de atendimento pré-hospitalar em motocicletas é necessário que o profissional seja socorrista e possua um curso específico de motociclista operacional. “Os militares e socorristas de outros estados ficaram impressionados com a nossa experiência. Eles vão levar para seus respectivos órgãos de origem um relatório com sugestões para o aprimoramento da segurança pessoal e do trabalho prestado”, acrescentou o capitão Neto.
Fonte: Secretária da Segurança Pública

1. Foi uma honra participar desse evento que demonstrou onde podemos chegar em termos de qualidade operacional, capacidade de organização de treinamentos, gestão dos recursos disponíveis e didática eficiente capaz de atingir o objetivo proposto pelo CBMDF.
    Parabéns a todos os BOMBEIROS MILITARES DO DF que nos acolheram com excelência.
    Aos amigos participantes deixo aqui meus parabéns e admiração pela força de vontade e CORAGEM de todos vocês. SALVAR. Sgt Keiser CBMMG.

ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.