Banner Acima Menu INTERNAS

CIDADES LIMPAS PASSA PELO NÚCLEO BANDEIRANTE TRANSFORMANDO A CIDADE

Coordenado pela Secretaria das Cidades, o programa promoveu ações para melhorar a qualidade de vida da população
Desde o dia 23 de outubro nas ruas do Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia, o programa Cidades Limpas tem realizado ações de revitalização nas três cidades. Somente no córrego Riacho Fundo, que passa pelo Núcleo Bandeirante, onde a força-tarefa tem trabalhado para fazer a limpeza e desobstrução da água, foram retiradas 36 mil toneladas de entulho.
A limpeza do córrego foi fundamental para proteger e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O córrego é considerado pela Defesa Civil uma área de risco nessa época de chuva, com possibilidade de enchentes. A limpeza proporciona a evasão da água e diminui os alagamentos nas comunidades que moram perto do local. Além de retirar os resíduos que prejudicam o meio ambiente, a força-tarefa dos Cidades Limpas conscientizou a população sobre os riscos de se jogar lixo na água.
São 308 trabalhadores realizando também ações de tapa-buraco, poda de árvores, capina e roçagem, retirada de entulho, recuperação de sinalização de trânsito e iluminação pública, além de limpeza de bocas de lobo para prevenir danos na época de chuva e o manejo ambiental para combate ao mosquito “Aedes aegypti”
.
Monitoramento
Esta não é a primeira vez que o programa Cidades Limpas passa pelo Núcleo Bandeirante. No final de 2016, foi realizada uma ação de limpeza e revitalização nas margens do córrego, com plantio de mudas do cerrado e outras atividades, como a fixação de placas educativas para a conscientização dos moradores. O intuito é manter o córrego e as áreas públicas conservadas, inibindo assim a formação de ambientes propícios à proliferação do mosquito da dengue.
Além disso, a Defesa Civil, em conjunto com a ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), instalou no córrego três réguas para medição em pontos estratégicos, os quais são monitorados por esses órgãos, em especial nos períodos de chuvas.
Programa

Coordenado pela Secretaria das Cidades, Cidades Limpas é uma força-tarefa que conta com o apoio de diversos órgãos do Governo de Brasília.
Nesta edição, estão presentes: Administração Regional, ADASA, AGEFIS, CAESB, CEB, CBMDF, Conselho Tutelar, CREAS/Sedestmidh, CRE/SEE, Defesa Civil, DER, Detran, Dival, Ibram, Novacap, PCDF, PMDF, SECRIANÇA, SESIPE/SSP, SGI/SSP, SLU, SEOPS/CASA MILITAR, SUSCE/SSP e Terracap.
Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 27 cidades e tem como objetivo promover uma imediata melhoria no ambiente urbano.
Números do Cidades Limpas Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia
36 toneladas de entulho retirados do córrego
4.050 toneladas de entulho retiradas das ruas
425 árvores podadas

Fonte: Ascom da Secretaria das Cidades
Leia também: TRABALHO INTEGRADO RECUPERA ÁREAS ATINGIDAS PELA FORTE CHUVA DESTA QUARTA(8)

Postar um comentário

0 Comentários