Banner Acima Menu INTERNAS

CNH DIGITAL SERÁ LANÇADA NESTA QUINTA NO DF

Unidade federativa é a segunda do país a adotar documento virtual; solicitação da versão online será gratuita, diz Detran. Prazo para implementação em todo país vai até fevereiro do ano de 2018.
Por Letícia Carvalho / G1 DF
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) vai lançar, nesta quinta-feira (16), a Carteira Nacional de Habilitação Digital(CNH-e). Com essa medida, o DF será a segunda unidade da federação a adotar a versão online do documento. Em outubro deste ano, a CNH digital foi implementada em Goiás.
Ao G1, o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, disse que "a partir de quinta-feira, todo mundo terá condições de ter acesso à CNH digital".
Fonseca explicou que a CNH-e poderá ser emitida para os motoristas que já têm a carteira de habilitação impressa no formato atual, com QR Code – um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. O QR Code fica localizado na parte interna das carteiras de habilitação emitidas desde maio último. Quem tem a versão antiga, precisará solicitar a versão digital.
O diretor-geral do Detran afirmou ainda que, inicialmente, o órgão não deverá cobrar nada de quem já tem a Carteira Nacional de Habilitação impressa, no formato atual, e deseja pedir a versão digital.
Outras informações sobre a implementação do documento na capital serão detalhadas durante o lançamento da CNH-e. O governo federal prevê que o documento virtual seja oferecido em todo o Brasil até fevereiro de 2018.
Veja o passo a passo para obter a CNH digital:
Como obter a CNH?
  • quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran;
  • ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
  • caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
  • baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android);
  • acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
  • criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Postar um comentário

0 Comentários