Banner Acima Menu INTERNAS

“O MARKETING SOZINHO NÃO DEFINE UMA ELEIÇÃO”, AVALIAM ESPECIALISTAS

No ano de 2018 haverá mais um pleito eleitoral. Diante da descrença para com a classe política sobretudo após os escândalos de corrupção, cresce a responsabilidade daqueles que trabalham com a imagem do candidatos, o chamado marketing político. Pensando nisso, nesta sexta-feira, 1º, o Jornal da Xodó, reuniu os renomados profissionais do mercado sergipano,   Carlos Cauê, Chiquinho Ferreira, Alexandre Wendel e Jozailto Lima para que estes debatessem as estratégias de marketing que deverão ser desenvolvidas , o perfil dos candidatos, as propostas de cada grupo  e o comportamento dos eleitores nas redes sociais.
Quem são?
Alexandre Wendel -Mestrado em Administração e marketing, Sócio da ALMAWE Propaganda, trabalhou na TV CIDADE até 2000, sócio da revista Sergipe mais 2006. É de 2000 aos dias de hoje sócio da Única pesquisas.
Carlos Cauê – é natural de Maceió (AL), chegou a Aracaju em 1981 para estudar Engenharia Química, na Universidade Federal de Sergipe. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit) e traz na bagagem o ofício de escritor, publicitário e especialista em marketing político, destacando-se em diversas campanhas políticas e sendo vitorioso em muitas delas.
Chiquinho Ferreira – têm 35 anos de comunicação. Iniciou sua carreira na Rádio Jornal 540, como locutor-entrevistador na década de 80; atuou em várias outras emissoras do Estado de Sergipe. Já na década de 90 enveredou para o serviço público ocupando o cargo de secretário municipal de comunicação na gestão de Wellington Paixão.  No momento, ocupa o cargo de coordenador de comunicação do senador Eduardo Amorim.
Jozailto Lima –  JL como é conhecido,  tem 57 anos anos e dos mais renomados  jornalistas políticos de Sergipe. Baiano de Várzea do Poço, iniciou na profissão em Feira de Santana. Em Aracaju desde 1990,  trabalhou no Jornal de Sergipe e Cinform.
Inicialmente os participantes responderam sobre o que é uma pesquisa e suas influências sobre o eleitorado. Oportunidade em que os profissionais destacaram ser preciso uma análise mais criteriosa do mecanismo e não apenas os resultados expressos em números.
Toda pesquisa tem o intuito de aferir a aceitação do candidato junto à população, os responsáveis pelos quadros quantitativo e qualitativo. A pesquisa no Brasil deve ser preservada, tendo em vista que essa serve para revelar dados obscuros, sendo de suma importância desprende-se de intenções subliminares “, avaliou Jozailto Lima.
A pesquisa é muito momentânea, alguns fatores acabam sendo determinantes. Os jornalistas muitas vezes usam a pesquisa de maneira errônea e esquecem que o eleitor é muito mais emocional que racional. Mas saliento que os eleitores devem observar os fatos sem paixões, observou Alexandre Wendel.
O advento da pesquisa como instrumento, vem para retratar um prognóstico. Não basta apenas observar os números, é preciso entender os porquês. Nos dias atuais as redes sociais têm filiado milhões de pessoas e ali é possível ter um espelho do eleitorado”, comentou Carlos Cauê.
Ao longo do tempo se criou uma ideologia que apenas pesquisa numéricas deveriam ser levadas em consideração, mas como citado aqui, é importante observar os porquês.  A pesquisa é instrumento bom quando bem utilizada, afirmou Chiquinho Ferreira.
No segundo bloco, os participantes responderam se é possível desenvolver o marketing político, se que sejam observados os números de pesquisas qualitativas e quantitativas. Oportunidade em que os participantes destacarem a relação intrínseca entre os segmentos.

 “As pesquisas vem a ajudar muito. A todo momento faz-se necessário realizar avaliações, nem todos que te abraçam são seu eleitores”, indicou Wendel.
Fonte: Xodó News

Postar um comentário

0 Comentários