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BOMBEIROS E DER FAZEM VISTORIA NA PONTE DO BRAGUETO

Por IsaStacciarini
Em menos de 24 horas equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) voltaram à Ponte do Bragueto. Depois de realizarem uma vistoria técnica na estrutura na tarde de sexta-feira (9/2), o novo diretor do órgão, Márcio Buzar, retornoupara definir os pontos onde três sensores serão instalados ainda neste sábado (10/2) para monitorar o comportamento da estrutura.
Duas viaturas do DER, cada uma em um sentido da via, fizeram a segurança viária do trânsito. Os agentes chegaram ao local às 8h55. Uma viatura do Corpo de Bombeiros também estacionou no endereço, e seis militares auxiliaram na inspeção. Dois deles entraram nos buracos da ponte.
O diretor do DER explicou que os buracos não são deslocamento natural da estrutura. "São caminhões que não respeitam o gabarito da Ponte e batem na estrutura. Para evitar isso vamos instalar duas barreiras, inclusive com informação sonora, para avisar aos condutores", destacou.
Buzar garantiu que a ponte não corre risco de desabamento. Ele também entrou dentro da estrutura para analisar o interior. Técnicos da Universidade de Brasília também foram convocados para a vistoria. A expectativa é que a instalação dos sensores seja concluída hoje. "Vamos instalar esses equipamentos que vão acompanhar todo deslocamento e aceleração da Ponte. Essa é uma obra concluída em 1960 que não corre nenhum risco", afirmou. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do DER serão responsáveis pelo monitoramento das imagens.
O fotógrafo do Correio Braziliense, Ed Alves, entrou dentro da Ponte do Bragueto na manhã deste sábado (10/2). Acompanhado de bombeiros, do diretor do DER-DF, Márcio Buzar, e de técnicos da Novacap ele participou das vistorias dos representantes do governo. 
Dentro estrutura o fotógrafo ainda encontrou uma garrafa de bebida alcoólica. Na quinta-feira (8/2), o Correio levou o professor de engenharia civil do Iesb Vamberto Machado para a Ponte do BraguetoEspecialista em patologia das construções, ele alertou para o perigo dos pedaços de concreto pendurados apenas por barras de aço. “Olhando por dentro, encontram-se pontos de corrosão do ferro da armadura. Isso é preocupante”, comentou o especialista.
Não havia sujeira nem rachaduras dentro da ponte. A estrutura foi iluminada com holofotes dos bombeiros que deixaram o local claro. Mas alguns buracos em cima do teto chamam a atenção dos motoristas que passam pela região. Dentro do viaduto o fotógrafo ainda flagrou uma garrafa de bebida alcoólica.
Outros buracos na parte externa da ponte estavam com restos de panos pretos pendurados. Um equipamento de suspensão do DER chegou e o diretor, juntamente com técnicos da Novacap, entraram em outros pontos do viaduto. Um agente da Defesa Civil também acompanhou os trabalhos.
Futuro da Ponte
Os sensores que serão instalados são semelhantes aos que foram colocados na Ponte JK há algum tempo. Além deles e da instalação de barreiras, o diretor do DER ressaltou que vão construir duas vias marginais do Trevo de Triagem Norte para fazer a obra do Bragueto.
A análise detalhada acontece cinco dias depois da queda de parte do viaduto do Eixão Sul. Com buracos embaixo da estrutura da Ponte do Bragueto, rachaduras e devido ao tempo de construção, a obra preocupa o governo depois do episódio de desmoronamento. Essa é uma das obras que aparece na lista de 2011 do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que exigia reparo urgente.
Para evitar novos sustos, o Executivo local anunciou que vai adiantar a obra da ponte que estava programada para dentro do pacote do Trevo de Triagem Norte, avaliado em R$ 207 milhões. A promessa do DER-DF é que os trabalhos comecem em até uma semana, mas ainda não está definida se a estrutura será reformada ou demolida para nova construção.
Em visita técnica na sexta-feira à estrutura, Buzar explicou que seriam realizadas quatro ações na ponte. "Instalaremos uma barreira física, para evitar que os veículos altos danifiquem a ponte. Também recuperaremos os blocos de concreto, aumentaremos os pontos de medição e deslocamento e daremos prioridade para a construção das pontes laterais", garantiu.
A Ponte do Bragueto é a única sobre a parte norte do Lago Paranoá e foi inaugurada em 1961. Recebe uma média de 80 mil veículos por dia, servindo de ligação entre a Asa Norte e o Lago Norte. Por baixo dela, passam diariamente cerca de 100 mil veículos.
Medo de um novo acidente
A queda de parte do viaduto do Eixão Sul resultou em manifestação do público. Durante a vistoria do diretor geral do DER-DF na Ponte do Bragueto motoristas buzinavam e gritavam. As palavras mais comuns eram "vai cair". Pela internet, mais de 3,4 mil pessoas assinaram uma petição pedindo a reforma da estrutura. A campanha teve início na noite da terça-feira (6/2).
O diretor do DER-DF, Márcio Buzar, estava acompanhado de quatro outros técnicos da área. Eles fizeram observações na Ponte que está com o teto esburacado. Um motorista passou e, ao perceber a movimentação, gritou: "Pode tirar foto que essa merda vai cair", manifestou.
Um grupo de pedal que também passava embaixo do viaduto na hora em que o diretor estava analisando a estrutura se manifestou: "Vai cair, vai cair." Outro motorista passou, reduziu a velocidade e perguntou a imprensa que estava no área: "Vai cair? Será que vai cair?", questionou de bom humor.
Fonte: Correio Braziliense
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