GOVERNO VAI ELABORAR PLANO EMERGENCIAL PARA MANUTENÇÃO DE VIADUTO NA GALERIA DOS ESTADOS

Na tarde desta terça(6), Rodrigo Rollemberg esteve no local onde parte do asfalto cedeu. Segundo informações iniciais dos bombeiros, não há vítimas do desabamento.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, compareceu, no começo da tarde desta terça (6), à Galeria dos Estados, onde, no fim da manhã, parte do viaduto que passa pelo local caiu após o asfalto do Eixão Sul ceder.
Segundo inspeção preliminar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, não há vítimas no acidente. Foram encontrados quatro veículos que estavam estacionados, dois deles completamente soterrados e outros dois de forma parcial.
“As informações iniciais apontam que não há vítimas, e isso é o mais importante neste momento. Agora vamos ver o que é necessário para recuperar esta área”, disse Rollemberg.
“São viadutos antigos. Desde o começo do governo, fizemos manutenção em oito viadutos, e, infelizmente, este ainda não tinha recebido”, acrescentou o chefe do Executivo.
Diversos órgãos de governo mantêm equipes no local do desabamento
Além dos bombeiros, diversos órgãos mantêm equipes nos arredores do acidente:
  • Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
  • Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
  • Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
  • Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
  • Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos
  • Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
    O local foi isolado pela PMDF, e os bombeiros, com o apoio de cães farejadores, vasculham a área para confirmar que não há vítimas.
O subsecretário de Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel Sérgio Bezerra, alertou para os cuidados neste primeiro momento, em especial quanto à possibilidade de ainda serem encontradas vítimas.
A Defesa Civil recomenda que o expediente administrativo da Esplanada dos Ministérios e dos Setores Bancários Sul e Norte seja encerrado um pouco mais cedo para evitar engarrafamentos e dificuldade de acesso ao Hospital de Base e ao Hran [Hospital Regional da Asa Norte].”
Mesmo sem registro de vítimas, o Hospital de Base e o Hran estão preparados para atuar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantém quatro equipes no local.
O trânsito na área central do Plano Piloto foi interditado para garantir a segurança da população e permitir o trabalho das equipes. Não há previsão de quando será liberada.
Grupo de trabalho para montar plano emergencial
Por meio de um grupo de trabalho, os órgãos responsáveis por obras no DF vão montar plano emergencial para manutenção do viaduto. “O DER, a Novacap e a Secretaria de Infraestrutura vão atuar juntos. Vamos fazer um escoramento desse viaduto e uma análise criteriosa da estrutura, além de desvio do tráfego na região”, informou o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice.
Fonte: Agência Brasília