SECRETÁRIA DE SEGURANÇA DETALHA AÇÕES DE SEGURANÇA NO CARNAVAL

A estimativa da Secretaria de Cultura é de que cerca de dois milhões de pessoas pularão o Carnaval de Brasília. A segurança dos foliões será reforçada pelas polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), que já têm seus planos operacionais estabelecidos.
A Polícia Militar do DF (PMDF) contará com 5,5 mil policiais em serviço de sábado(10) a terça-feira (13). O efetivo atuará a pé e motorizado, com apoio das unidades especializadas (Rotam, Patamo, BPChoque e Cavalaria), além de helicópteros. O efetivo para atender as ocorrências que não tenham relação com o carnaval será mantido.
A PMDF faz recomendações para se evitar crimes que são comuns em grandes aglomerações de pessoas. "O celular é o bem mais visado pelos bandidos. Então, recomendamos que as pessoas não deixem esses objetos de valor à mostra. Caso precise utilizar, vá para perto de um policial", afirmou o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Marcilon Back.
A corporação também atuará na organização do trânsito nas principais vias do Distrito Federal, junto ao Detran/DF. Quase trezentos policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) farão as setenta operações programadas, com uso de 110 viaturas e 64 motocicletas.
Mais de cem bombeiros, além dos escalados para atividades cotidianas dos quarteis, garantirão atendimento à população durante os eventos. Oito unidades de resgate serão utilizadas. Apesar do esforço para garantir a qualidade dos serviços, a corporação alerta para cuidados necessários nesses eventos, como verificar se há bombeiros ou brigadistas no local e não exagerar no consumo de álcool.
A fluidez do trânsito será garantida pelo Detran/DF, com 150 agentes, sessenta viaturas, 12 motocicletas, quatro guinchos e o apoio de duas empilhadeiras. O órgão fará 120 operações de fiscalização, entre as quais, trinta blitze e noventa patrulhamentos com abordagem nas proximidades dos eventos. As equipes contarão também com o apoio da Unidade de Operações Aéreas (UOPA), que utilizará dois drones para flagrar irregularidades.
As dezesseis delegacias de áreas que funcionam 24 horas, não terá interrupção nos serviços. As delegacias da Criança e do Adolescente (DCAs) e a Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) também contarão com suas equipes de plantão. As delegacias responsáveis por áreas onde haverá eventos terão reforço no efetivo. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também estarão disponíveis.A programação completa, com horários e locais de saída dos blocos, está no site Brasília tem Carnaval.