CONVITE PARA O 9º ANIVERSÁRIO DO MOTORRESGATE

O comandante do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar - GAEPH convida todos os bombeiros e público em geral para comemoração dos nove anos do serviço de Motorresgate do CBMDF, a se realizar no dia 21 de abril, a partir das 09h.
A festa será realizada no próprio GAEPH, na QE 38 do Guará II, e contará com a participação de todas as forças de segurança pública do Distrito Federal e comunidade civil, e contará com as seguintes atrações: apresentações técnico-profissionais, gincanas, brinquedos infláveis, café da manhã, música e sorteio de brindes.
Histórico
O serviço de Motorresgate do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF surgiu enquanto primeiro serviço da corporação com emprego de motocicletas em atividade operacional, a partir da participação de militares da instituição no Curso de Motociclista Militar ministrado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF/CPRv) nos anos de 2008 e 2009, que contou com a participação total de 60 motociclistas  do CBMDF,  distribuídos entre oficiais e praças.
Diante disso, no dia 21 de abril de 2009, teve inicio o Serviço de Motorresgate do CBMDF, contando diariamente com 5 (cinco) duplas de motociclistas, dispostos em pontos estratégicos do DF. O serviço tinha como objetivo a diminuição do tempo resposta às diversas ocorrências encaminhadas pela Central Integrada de Atendimento e Despacho - CIADE, principalmente em horários de trânsito intenso.
No ano de 2013 o CBMDF ofereceu a primeira Capacitação para Motociclista Operacional, realizada pelos militares do GAEPH. Esta capacitação foi criada baseando-se na experiência dos profissionais do serviço de Motorresgate que reuniram várias técnicas aprendidas em cursos realizados por todo o país.
Em 2014, foi formada a primeira turma do Curso de Motociclista Operacional baseado nos moldes da capacitação.
No final de 2015 teve início o projeto Treinamento de Primeiros Socorros para Motociclistas da Comunidade, com o intuito de passar noções de Primeiros Socorros em caso de acidentes envolvendo motocicletas além de algumas técnicas de direção defensiva.
O projeto pioneiro em âmbito nacional já formou mais de 350 motociclistas civis no período de 14 de dezembro de 2015 a 5 de abril de 2018, com 49 turmas de nível básico, 16 de nível intermediário e 9 de nível avançado, recebendo elogios dos participantes, que reconheceram a importância dos conhecimentos adquiridos para uma pilotagem mais segura.
O GAEPH parabeniza todos os militares motociclistas que fizeram e fazem parte dessa história.

“Vontade de muitos, coragem de alguns, audácia de poucos!”
Fonte: CBMDF