Banner Acima Menu INTERNAS

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO DF TERÁ 114 POSTOS DE ATENDIMENTO

Campanha vai de 23 de abril a 1º de junho. Unidades de saúde pública abrirão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Começa na segunda-feira (23) a vacinação contra a influenza no Distrito Federal. Durante a campanha, que vai até 1º de junho, 114 postos vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas — aqueles que têm quatro ou mais equipes de Saúde da Família atendem das 7 às 19 horas.
A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde e previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra influenza B.
Em entrevista coletiva nesta tarde (20), o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou que já existem casos de H1N1 no DF neste ano e reforçou a importância da vacina: “O vírus está circulando. Há ainda mais necessidade de fazermos a vacinação com eficiência”, disse para convocar a população-alvo.
A estimativa é vacinar 706.988 pessoas, com meta de cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários.
O chamado Dia D, o Dia de Mobilização Nacional, está previsto para 12 de maio. Nessa data, a pasta espera vacinar cerca de 200 mil pessoas no DF.
Poderão se imunizar de forma gratuita aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. São eles:
  • Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos
  • Grávidas em qualquer idade gestacional
  • Puérperas (até 45 dias pós-parto)
  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico (nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica)
  • Povos indígenas
  • População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas
  • Professores das redes pública e privada
  • Trabalhadores da área de saúde
Os que têm doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e que já estão em programas de controle do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se vacinar nos postos em que são cadastrados.
Se o local de cadastro não tiver vacinação, é preciso solicitar prescrição médica para se imunizar em uma das 114 unidades de saúde disponíveis na campanha.
Para idosos acamados, que não podem se deslocar até os postos, há a opção de agendar a vacina em domicílio a partir de segunda (23), pelo telefone 160 do Disque Saúde.
Fonte: Agência Brasília


Postar um comentário

0 Comentários