VIATURA DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO PEGA FOGO

Por Manoela Alburquerque
Uma viatura do sistema socioeducativo do Distrito Federal, com seis menores infratores e dois agentes, pegou fogo por volta das 21h do sábado (11/8), no Setor de Abastecimento Norte, logo após a saída do Núcleo de Atendimento Inicial (NAI). Um dos menores precisou ser atendido pelo Samu, mas sem gravidade. Todos retornaram para o NAI após o incidente.
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) informou que um boletim de ocorrência foi registrado para averiguar o motivo do incêndio, que foi controlado com o extintor do veículo e a ajuda do Corpo de Bombeiros.
Segundo o presidente interino do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF, Alexandre Rodrigues, os menores tinham acabado de entrar no sistema e seriam distribuídos para cumprimento das medidas socioeducativas nas respectivas unidades de destino.
Ao notarem a fumaça no veículo, uma Chevrolet S10 adaptada, os agentes da Diretoria de Serviços e Transportes (Distae) retiraram todos os menores. “Os agentes agiram muito rápido. Até os bombeiros chegarem, o fogo já tinha consumido todo o carro”, conta.
De acordo com Alexandre Rodrigues, o veículo já apresentava falhas na parte elétrica, e o fogo teria sido causado por um vazamento de gasolina. O problema, segundo ele, está relacionado ao sucateamento dos veículos utilizados para a escolta dos internos, que foram doados de outros órgãos.
 “A Secretaria insiste em colocar esses carros para andar. Põe em risco os agentes, os internos e a sociedade. E a Secretaria, infelizmente, não toma providências”, afirma.
Fonte: Metrópoles