IBANEIS DEVE TER MAIORIA NA CÂMARA LEGISLATIVA

Por Tudo OK Notícias
Pelo menos 12 dos 24 deputados eleitos para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos próximos quatro anos, devem iniciar 2019 na base de apoio ao governo de Ibaneis Rocha (MDB).
Dos 24 futuros distritais, 12 declararam apoio a Ibaneis e apenas 3 disseram que farão oposição direta ao governo.
Outros cinco parlamentares informaram que pretendem ficar “independentes” na Câmara Legislativa – ou seja, não serão situação nem oposição, e vão definir uma postura para cada projeto.
Três parlamentares ainda não tinham respondido aos questionamentos: Iolando (PSC), Jorge Vianna (Podemos) e José Gomes (PSB). A distrital reeleita Telma Rufino (Pros) informou que ainda “não decidiu”.
Relação dos deputados distritais com o novo governo do DF
Partido
Relação com Ibaneis (MDB)
Agaciel Maia
Valdelino Barcelos
PP

Coligação e adesões

Dos 12 apoiadores declarados de Ibaneis na tabela acima, apenas 4 são filiados a partidos da coligação que elegeu Ibaneis.
O MDB, cabeça da chapa, reelegeu o deputado Rafael Prudente (MDB). O Avante, do vice Paco Britto, emplacou dois estreantes: João Cardoso Professor-Auditor e Reginaldo Sardinha.
O PP, que também integra a chapa, elegeu Valdelino Barcelos. PSL e PPL, que completam a chapa, não terão deputados distritais na próxima legislatura.
Os outros oito membros da base de Ibaneis são:
  • Delegado Fernando Fernandes (Pros), Hermeto (PHS) e Eduardo Pedrosa (PTC), que estavam coligados com Eliana Pedrosa (Pros);
  • Daniel Donizet (PRP), do partido do General Paulo Chagas;
  • Robério Negreiros (PSD), Martins Machado (PRB) e Rodrigo Delmasso (PRB), que compunham a chapa de Rogério Rosso (PSD).
  • Claudio Abrantes (PDT), que já tinha anunciado apoio à campanha de Ibaneis, embora o partido estivesse formalmente coligado a Rodrigo Rollemberg (PSB).