Banner Acima Menu INTERNAS

COSTURA DE DEPUTADOS PODE DECIDIR A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CLDF


Por Suzano Almeida
A 40 dias do início da nova legislatura, quatro deputados distritais formaram um bloco e se movimentam para definir quem apoiarão na disputa pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF). Eduardo Pedrosa (PTC), Iolando (PSC), Daniel Donizet (PRP) e Jorge Vianna (PSD) têm conversado sobre os nomes postos à cadeira número um da Casa e também a respeito dos espaços pretendidos por eles.
O objetivo é que cada um tenha lugar de destaque nas suas áreas de atuação, sejam elas em comissões ou na própria Mesa Diretora. Num momento em que dois terços da Casa foram renovados, o grupo pretende sair na frente, conversando com os cinco pré-candidatos para avaliar as propostas e quais compromissos com a aliança cada um terá.
Temos uma relação próxima entre nós por conta da eleição e, por afinidade de pensamento, decidimos nos unir. Ainda não definimos nenhum lado. Fizemos isso para debater qual será o melhor caminho e sabendo que precisamos compor espaços”, afirma o distrital eleito Jorge Vianna.
O apoio dos deputados dependerá de ajustes às suas pretensões. Eduardo Pedrosa deseja, por exemplo, presidir uma comissão. Segundo o parlamentar eleito, seu interesse está entre a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) ou a de Constituição e Justiça (CCJ).
Daniel Donizet, por sua vez, quer participar da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT); e Jorge Vianna, da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc).
O único nome para a Mesa Diretora, por enquanto, seria o deputado Iolando. Mesmo estando em seu primeiro mandato, o grupo pode indicá-lo para uma das secretarias responsáveis pela coordenação do Legislativo local.
Pré-candidatos
A aliança pretende conversar com todos os pré-candidatos. Atualmente são cinco: Reginaldo Veras (PDT) e Rodrigo Delmasso (PRB) – os únicos declarados –, Cláudio Abrantes (PDT), Agaciel Maia (PR) e Rafael Prudente (MDB), que tentam se viabilizar nos bastidores. Apesar dos nomes, Eduardo Pedrosa avalia que o cenário não está claro.
Estão todos perdidos, porque o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB)ainda não se posicionou. Ainda não tenho preferência, mas não vou decidir sozinho. Quem tiver nosso apoio terá dos quatro, pois vamos decidir juntos”, garantiu Pedrosa.
Entre os nomes postos, para o distrital eleito Daniel Donizet, Rodrigo Delmasso é quem tem maior chance com o grupo. Desde o fim das eleições, Delmasso foi o único que manteve contato informando ser candidato.
Acredito que quem mais está à frente nessa disputa é o Delmasso. Ele tem nos procurado e conversado para compor. Pretendemos conversar com todos”, afirma Donizet.
Delmasso acredita que as declarações mostram um desejo de mudança da Casa. Estamos construindo um projeto para melhorar a imagem da CLDF perante a população por meio do fortalecimento dos mandatos. Para isso, a futura Mesa Diretora precisa ter o espírito de servir à população e aos deputados e não ser servida”, defende o pré-candidato.
Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários