IBANEIS MUDA DE IDEIA E REATIVA CASA MILITAR


Por Mino Pedrosa
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), já está com o terno da posse cortado, no estilho italiano. Antes de assumir o comando da principal cadeira do Palácio do Buriti já começa a fazer alguns ajustes de ações prematuras.
A extinção da Casa Militar criando poderes para acomodar o deputado federal derrotado nas eleições, Laerte Bessa (PR), criando o Gabinete de Segurança institucional (GSI). Muito criticado pelas forças de segurança Ibaneis refletiu. Voltou atrás e vai reativar a Casa Militar. Bessa com temperamento explosivo e incontrolável, teve seu nome rechaçado pelos comandos das Polícias Militar e Civil. O governador eleito fez algumas indicações tempestivas, mas, agora, começa a refletir e ajustar a máquina do GDF para obter a maioria na Câmara Legislativa.
O retorno da Casa Militar representa dentro do GDF uma vitória para a segurança pública. Vale lembrar que no passado recente a Casa Militar atuou nos governos petista de Agnelo Queiroz (PT-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com modos operandis nada republicanos. Relatórios eram produzidos bisbilhotado e enquadrando adversários, considerando-os inimigos dos governos.
Recentemente no governo de Rollemberg, a PCDF realizou buscas e apreensões nas estruturas da Casa Militar denunciada por práticas de “arapongagem”, monitoramento ilegal com uso de equipamentos de escutas telefônicas e posse de documentos suspeitos de montagem de dossiês. A ação da PCDF dentro do Palácio do Buriti, repercutiu timidamente nos principais veículos de comunicação, mas, deve ter provocado danos para o comando da Casa Militar. Curiosamente o comandante da Casa Militar, coronel aposentado, Cláudio Ribas, pediu exoneração do cargo após a ação policial.
A Casa Militar tão cobiçada pelos governos anteriores será também por Ibaneis Rocha. Que cedeu aos apelos dos órgãos da segurança pública. Resta saber se o retorno da Casa Militar vai agradar Laerte Bessa que esperava herdar a estrutura e comandar de fato a segurança pública.

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.