SAIBA QUAIS PARTIDOS ATINGIRAM A CLÁUSULA DE BARREIRA NAS ELEIÇÕES DE 2018

Por Rodolfo Almeida e Gabriel Zanlorenssi
Regra de desempenho aprovada na reforma política de 2017 estabelece critérios mínimos de votação para que partidos tenham acesso a fundo partidário e tempo de TV.
A cláusula de desempenho, aprovada em 2017 como parte da reforma política, estabelece os critérios de acesso dos partidos ao tempo de televisão (para propaganda partidária) e ao fundo partidário (o dinheiro público que é repassado às legendas). Para ter acesso aos recursos...
Os partidos devem cumprir pelo menos um de dois critérios, cada um com um par de regras:
Dados esses requerimentos, veja abaixo como os partidos se saíram nas eleições de 2018.
A cláusula aprovada prevê que os critérios a serem cumpridos pelos partidos devem se tornar cada vez mais rigorosos até 2030, da seguinte maneira:

Em um cenário hipotético em que o desempenho dos partidos na eleicão de 2018 se repetisse por todas as próximas eleições até 2030, os partidos atingidos pela cláusula de desempenho seriam os seguintes:
Fonte: Nexo Jornal