Banner Acima Menu INTERNAS

É A HORA DE A LAVA JATO ANIQUILAR RENAN


O senador Renan Calheiros tem um certo verniz intelectual típico daqueles forjados nas antigas faculdades de Direito. Certa feita, em discurso no Senado contra algum adversário, citou uma das célebres catilinárias do orador romano Marco Túlio Cícero contra o senador Catilina, um populista com vocação para ditador, ansioso por acumular todo o poder se valendo dos plebeus a quem tentava perdoar todas as dívidas. Proclamou Cícero, e repetiu Renan:
“Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós a tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia desenfreada? (….) Nem os temores do povo, nem a confluência dos homens honestos, neste local protegido do Senado, nem a expressão do voto destas pessoas, nada consegue te perturbar? Não percebes que teus planos foram descobertos? Não vês que tua conspiração foi dominada pelos que a conhecem? Quem, entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?”
Na noite de sábado 2 de fevereiro, os senadores da República deram um jeito nos abusos e zombarias de Renan. Ele foi a nocaute, mas ainda está bem vivo. Mais que isso, com muita força e apoios de seus pares para se reconstruir e voltar a atacar. Renan também já citou o célebre discurso de outro senador romano, Catão, O Velho, dos tempos das guerras púnicas:
“Delenda est Carthago” (Cartago deve ser destruída), clamava Catão.
Roma havia derrotado duas vezes Cartago, mas os cartagineses conseguiam se reerguer e reconstruir suas defesas bélicas com muita rapidez, voltando a ameaçar os romanos, sobretudo no domínio das rotas comerciais.
“Delenda est Carthago”, insistia o velho senador em seus discursos.
O refrão acabou imortalizado como representação de uma política de aniquilação dos inimigos de Roma que se envolvessem em quaisquer atos de agressão, e a rejeição de tratados de paz como uma forma de dar um fim a conflitos bélicos.
Isto posto, avalio ser o momento da Lava Jato avançar sobre Renan. Se ainda goza de imunidade parlamentar, se ainda tem a cumplicidade de Suas Excelências do Supremo, é o momento de avançar com uma operação sobre seus operadores e cortar suas fontes$ de aba$tecimento.
DELENDA EST CALHEIROS!
(Texto de Hugo Studart. Jornalista)
Publicado originalmente no site do autor: Conteúdo.com.br
Leia também: PELO TWITTER BOLSONARO MANDA RECADO PARA NOVO PRESIDENTE DO SENADO

Postar um comentário

0 Comentários