POR FALTA DE INCENTIVO OBESIDADE NO CBMDF ATINGE 70% DA TROPA AFIRMA COMANDANTE

Por Em Defesa da Saúde
O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, afirmou nesta terça-feira (12/02), na reunião da Comissão de Segurança presidida pelo deputado Roosevelt Vilella que:
A obesidade no Corpo de Bombeiros está em 70%. Setenta por cento ( da corporação) está acima do peso”, Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos
Afirmou ainda que “todo mundo ficou acomodado dentro das nossas casas (Corpo de Bombeiros) e não fez exercícios” o que resulta em decaimento da capacidade de desenvolver as atividades de salvamento necessárias.
Foi debatido que a condição de obesidade nas corporações militares é um problema a ser resolvido para tentar evitar o estresse, doenças físicas e psiquiátricas, e sobrecarga quanto a capacidade de desempenho das funções convencionais dos servidores militares. Defendeu-se que o servidor deve praticar exercício físico para que possa aproveitar a sua aposentadoria “e não chagar ao fim da carreira prestes a cair” (na cova).
O deputado Roosevelt Vilela ressaltou que “já existem ferramentas aferidoras que por si só já capacitam os bombeiros a prestarem os serviços operacionais. como por exemplos: os testes físicos (TAF) anuais, as capacitações continuadas (ICC), e, a bienal que é realizada a cada 02 anos. Os mesmos são suficientes para condicionar os militares a prestarem o serviço voluntário que é semelhante ao serviço operacional. Deste modo, solicitou ao coronel que revisse a exigência do teste físico para receber a Gratificação de Serviço Voluntário (GSV) revogando-a”.
Vilela ressaltou que os testes deveriam levar em consideração questões de gênero bem como a especificidade de cada especialidade, demonstrando preocupação com a possibilidade de o teste ser usado como forma de assédio dentro da corporação.
A Comissão de Segurança se reuniu para debater o funcionamento das escolas compartilhadas (militarização das escolas) e a necessidade real de que os estudantes aprendam noções de disciplina, respeito e responsabilidade dentro das escolas.
A reunião da Comissão contou com as presenças do chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Lima; da comandante da Polícia Militar, coronel Sheyla Sampaio; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Emilson Santos; do diretor do Detran, Fabrício Moura, e de representantes de diversos conselhos comunitários de segurança e do deputado Hermeto (PHS).
Durante o encontro, os comandantes apresentaram um balanço de atividades dos primeiros dias de governo. Já os conselheiros de segurança apresentaram diversas demandas na área.

1. 70% da tropa está envelhecida mais de 45 anos com muitos problemas e trabalhando iguais à jumentos para o CBMDf não parar e é dessa forma que somos tratados.

ResponderExcluir
  2. Os Bombeiros novos já entram velhos e gordos e os antigos carregando o piano.

ResponderExcluir
  3. Tenho 47 anos e 25 de corporação sem contar 12 anos de Ur (UTE) com certeza meu desempenho e físico não são os mesmos. Tem que se rever isso aí

Obrigado pela sugestão.