Banner Acima Menu INTERNAS

BOLSONARO E MAIS 7 PRESIDENTES ACABAM COM A UNASUL DE CHAVEZ E LULA


Por República de Curitiba
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) foi criada em 2008 com a intenção de agrupar todos os países sul-americanos, à época em sua maioria governados por governos socialistas liderados por Chavez e Lula.
Chefes e representantes de 8 países latino-americanos decidiram acabar com a União das Nações Sul Americanas (Unasul) e estabelecer as bases para um novo fórum de discussão na região, chamado de Prosur (Fórum para o progresso da América do Sul). O grupo é mais alinhado às diretrizes liberais.
O acordo foi fechado nesta sexta-feira (22/3) durante reunião na capital chilena, no que foi chamado de declaração de Santiago. Os novos arranjos políticos e ideológicos – que têm como protagonistas o brasileiro Jair Bolsonaro, o argentino Mauricio Macri e o chileno Sebastian Piñera levaram os presidentes a confirmar a formação do fórum em contraponto aos debates feitos pelos chefes anteriores.
Os termos do fórum foram lidos no início da tarde de ontem. O presidente do Prosur será o chileno Piñera pelos próximos 12 meses, que depois desse período passará o cargo para o paraguaio Mario Benítez. Os debates serão centrados em áreas de educação, saúde, defesa, segurança, infraestrutura, energia e controle e ações contra desastres naturais.

Postar um comentário

0 Comentários