CBMDF OFERTA CUIDADO FÍSICO E MENTAL A BOMBEIROS QUE ATUARAM EM BRUMADINHO

O CBMDF foi além dos limites territoriais e cumpriu seu lema de “vidas alheias e riquezas salvar” enviando militares para atuarem no desastre em Brumadinho. Mas os bombeiros escalados para essa missão tiveram de lidar com os impactos físicos e mentais próprios de grandes incidentes e precisam da atenção e cuidado da Corporação.
Atentos à saúde dos militares, ainda quando em Brumadinho, a DISAU acompanhou as rotinas das atividades dos bombeiros do DF e preparou-se para recepcioná-los em seu retorno. Logo na chegada foram realizados exames para avaliar a exposição a metais pesados e outras possíveis intercorrências clínicas.
A saúde mental também foi acompanhada. Os militares foram acolhidos pela equipe de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais da Seção de Saúde Mental e Ocupacional SESMO/CEABM, receberam atenção e orientações de manejo do estresse. Em sequência, aplicou-se protocolo de avaliação do impacto psicoafetivo da missão e realizou-se intervenção psicológica de prevenção à instalação de estresse pós-traumático (TEPT). A intervenção se deu por EMDR, abordagem psicológica de primeira linha para o tratamento e prevenção de TEPT.
A atenção continuada e preventiva se mantém para além desse primeiro momento. Os militares serão avaliados e cuidados clinicamente, de posse dos resultados dos exames laboratoriais, e acompanhados em sua saúde mental a partir das vulnerabilidades identificadas.
Fonte: CBMDF