Mudanças
têm como meta reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem no
transporte coletivo
Com
a intenção de desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal
inicia na próxima segunda-feira (18) a Operação EPTG, via pela
qual circulam diariamente cerca de 120 mil veículos. A ideia é
diminuir em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo
e aumentar em 20% a fluidez.
Serão
várias mudanças no trânsito. Os ônibus que vão no sentido Plano
Piloto passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos
poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração
vale em dias úteis e nos seguintes horários: das 6h às 9h e das
17h30 às 19h45.
Os
ônibus passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos
poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração
vale em dias úteis e nos seguintes horários: das 6h às 9h e das
17h30 às 19h45.
“Fora
desses horários, a regra para utilização da EPTG e da faixa
exclusiva é a mesma que ocorre hoje. Podem utilizar as faixas
exclusivas os transportes escolares, táxis, ambulâncias, carros
oficiais e ônibus com linhas semiexpressa que não precisam parar ao
longo da EPTG”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do
DF, Valter Casimiro.
A
ação tem caráter provisório e está sendo implementada pela
Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), do Departamento
de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e do Transporte
Urbano do Distrito Federal (DFTrans). A intenção é que a mudança
dure até que seja implantado o sistema BRT definitivamente na EPTG,
com as paradas no canteiro central da rodovia e uso dos ônibus que
têm porta do lado esquerdo.
Valter
Casimiro esclarece que a faixa exclusiva de ônibus na EPTG,
construída em 2010, nunca foi utilizada da forma correta, porque as
empresas ainda não adquiriram ônibus com portas também do lado
esquerda.
A
orientação prevê a compra pelas companhias de 309 ônibus com a
porta nessa configuração. “Já estava previsto no edital de
licitação que as empresas são obrigadas a disponibilizar os
equipamentos necessários para a operação das vias conforme foram
planejadas. A intenção é que no prazo de um ano [os ônibus] sejam
adquiridos e possam funcionar da forma que foi planejada a EPTG”,
explica Casimiro. Três empresas operam no trecho: a Marechal, com 56
veículos; a Urbi, com 42; e a São José, com 211.
Passageiros
Os
passageiros devem ficar atentos às mudanças, pois, nesses horários
em que os ônibus estiverem passando pela faixa invertida, embarque e
desembarque serão feitos no canteiro central da EPTG, ao lado da
faixa reversa. As linhas afetadas pela mudança podem ser consultadas
pelo site do DFTrans e também em cartazes afixados nas paradas e nos
ônibus.
“Nossa
preocupação maior é em relação a segurança. Por isso é
importante que a população utilize a passarela para evitar
acidentes. Todos devem ter consciência de que passarela é o ponto
mais seguro para buscar o ônibus”, diz o diretor-geral do DFTrans,
coronel Josias Seabra.
Sinalização
Para viabilizar a operação, o DER/DF está finalizando a sinalização dos 12,6 km das faixas exclusivas por meio de cones fixos e placas em ambos os lados.
Para viabilizar a operação, o DER/DF está finalizando a sinalização dos 12,6 km das faixas exclusivas por meio de cones fixos e placas em ambos os lados.
VEJA
NO QUADRO
● Das
6h às 9h – a faixa será reversa no sentido Taguatinga/Plano
Piloto (onde o fluxo é intenso. Apenas as linhas de ônibus com
destino ao Plano Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido
reverso.
● Das
17h30 às 19h45 – a faixa será reversa no sentido Plano
Piloto/Taguatinga. Apenas as linhas de ônibus com origem no Plano
Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido reverso.
● No
horário de pico, todos os carros poderão utilizar a faixa exclusiva
no sentido do fluxo
● Fora
do horário de pico, apenas as linhas semiexpressas, transporte
escolar, táxis, ambulâncias, carros oficiais e outros autorizados
pelo poder público é que poderão utilizar a faixa exclusiva.
● No
horário entrepico, as linhas de ônibus, com exceção das linhas
semiexpressas, voltam a trafegar nas marginais. – ou seja, as
linhas que utilizaram a faixa reversa no horário de pico voltam para
via marginal.
● Já
as linhas de ônibus que trafegam pela EPTG e que possuem destino
intermediário (por exemplo Águas Claras, Vicente Pires, Guará e
outros destinos) continuam trafegando nas marginais.
*
Com informações do DER/DF
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