Banner Acima Menu INTERNAS

JULGAMENTO DE JOSÉ GOMES, COMEÇA COM TRÊS VOTOS CONTRA DISTRITAL


Por Suzano Almeida
Parlamentar é acusado de cometer crime de abuso de poder econômico por supostamente coagir funcionários a votarem nele para a CLDF
O julgamento do deputado distrital José Gomes (PSB) pelo crime de abuso de poder econômico, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF), foi adiado na noite desta terça-feira (19/3). Três desembargadores já haviam votado pela cassação do diploma e pela declaração de inelegibilidade pelo período de 8 anos do político, até outro membro da Corte, Telson Ferreira, fazer o pedido de vista.
O parlamentar é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de coagir funcionários da empresa Real JG Serviços Gerais para que votassem nele nas últimas eleições. Antes da suspensão da audiência, José Gomes havia sido absolvido, por unanimidade, pelo delito de compra de votos.
No período eleitoral, o socialista foi alvo de denúncia por parte de funcionários da empresa da qual era dono. Segundo as acusações, ele teria ameaçado de demissão aqueles que não o apoiassem à Câmara Legislativa (CLDF). Pelo menos 12 empregados da Real JG teriam sido desligados da companhia por esse motivo. O distrital nega.
Durante a leitura da denúncia, o relator do caso, desembargador Waldir Leôncio, leu parte de reportagens publicadas pelo Metrópoles e que deram origem às investigações. Em seu seu voto, defendeu a cassação e inelegibilidade por 8 anos. O desembargador Daniel Paes Ribeiro acompanhou o voto do relator, assim como fez Diva Lucy.
Antes, a palavra foi dada ao advogado Ramon Oliveira Campanati, responsável por oficializar a acusação no MPF/DF.
Pessoas foram demitidas por se recusarem a participar das reuniões. Alguns acabaram reintegrados por terem provado sido mandados embora por motivos políticos. Em outros casos, órgãos do governo federal multaram a Real JG, inclusive com a realização de videos”, disse Campanati.
O advogado de José Gomes, Cléber Lopes, sustentou que o ajuizamento da denúncia foi feito um dia antes da oficialização da candidatura do agora deputado. “Por isso, ele não deveria ser punido”, ressaltou Lopes, pedindo o arquivamento do processo.
Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

1 Comentários

  1. sempre mais do mesmo na CLDF. É uma vergonha e até quando ficaremos reféns?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.