CÂMARA HOMENAGEIA POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES EM SESSÃO SOLENE

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (23) sessão solene em homenagem ao Dia do Policial e do Bombeiro Militar.
Em discurso lido na solenidade, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelas corporações. “A coragem e a determinação de policiais e bombeiros inspiram todos nós, especialmente os nossos jovens”, destacou.
Ele acrescentou que o aumento de deputados policiais e bombeiros militares eleitos em 2018 sinaliza o prestígio da categoria. O mesmo fato foi salientado pelo deputado General Peternelli (PSL-SP).
Riscos
A deputada Policial Katia Sastre (PR-SP), uma das requerentes para a realização da homenagem, enalteceu a vocação histórica das polícias militares brasileiras e relembrou a origem da corporação. “Os registros mostram que em 1530 surgiu a polícia brasileira, com o intuito de promover a organização dos serviços e da ordem pública”, declarou. Ela lamentou que o Brasil seja o país onde mais morrem policiais: são mais de 400 mil mortes por ano. “Desejo homenagear a memória de todos aqueles que deram suas vidas em defesa da sociedade”, frisou.
É preciso valorizar mais os policias e bombeiros, além de aumentar o investimento em segurança pública”, acrescentou o deputado Capitão Alberto Neto (PRB-AM). Ele afirmou que defenderá o tratamento diferenciado previsto na reforma da Previdência (PEC 6/19) para os militares em razão dos riscos envolvidos nas atividades executadas por eles.
Brumadinho
O coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, relembrou as últimas grandes atuações dos bombeiros, em especial em Brumadinho (MG). Ele destacou o preparo físico e psicológico dos profissionais que participaram do resgate de vítimas na tragédia ocorrida em janeiro.
Por sua vez, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) demonstrou apoio a propostas em tramitação na Casa que buscam aperfeiçoar os códigos penal e de processo penal militar.
Altruísmo
A coronel Sheyla Sampaio, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, disse ser gratificante fazer a diferença na vida do outro, apesar dos riscos que se apresentam. “A rotina de policiais e bombeiros militares é esta: desejar que tenhamos o dia seguinte para contribuir com a melhoria da nossa cidade.”
Fonte: Agência Câmara