Banner Acima Menu INTERNAS

COFUNDADOR DIZ QUE MOEDA DIGITAL DO FACEBOOK AMEAÇA O BRASIL


Em parceria com outras empresas privadas, a criação da moeda digital do Facebook pode criar riscos à soberania dos países, principalmente os emergentes.
Por Tarciso Morais
A Libra, criptomoeda apresentada pelo Facebook na última semana, pode configurar uma ameaça à soberania dos bancos centrais mundiais, principalmente nos países emergentes.
A opinião é de Chris Hyghes, cofundador da rede social já conhecido por seu posicionamento crítico à empresa nos últimos anos. Recentemente, ele disse que estava na “hora de desmembrar o Facebook”.
Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020, a moeda digital terá lastro em uma cesta de moedas com baixa volatilidade, como euro, dólar e iene. 
Mark Zuckerberg pretende tornar a Libra em uma alternativa a meios de pagamento tradicionais e incluir uma população sem acesso ao sistema bancário – mas com acesso à internet.
Em sua análise, Hughes assume que, se parte das pessoas ao redor do mundo de fato trocar sua moeda local pela Libra, os governos perderão a capacidade de administrar suas políticas fiscais.
Isso será ainda mais intenso, segundo ele, em países cujas moedas são mais fracas – como os emergentes, incluindo o Brasil, registra o Site InfoMoney.

Postar um comentário

0 Comentários