Banner Acima Menu INTERNAS

DEFESA CIVIL ALERTA PARA CUIDADOS DURANTE FESTAS JUNINAS


Quase quinhentas festas juninas já foram cadastradas no Núcleo de Eventos (Nuev), da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), para acontecerem, a partir de junho, no Distrito Federal. Com a chegada do período junino, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil alerta para os cuidados e atenção com instalações elétricas e estruturas das festas para prevenção de acidentes.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, os organizadores precisam ter cuidados, não apenas no dia do evento, mas também durante a preparação e a montagem das estruturas.
É importante que os organizadores se atentem principalmente às instalações elétricas, que devem ser feitas por um profissional. A utilização inadequada de equipamentos e fiações podem provocar acidentes”, alerta.
A Defesa Civil faz a vistoria em espaços previamente cadastrados nas administrações regionais, ou seja, aqueles que possuem autorização. Semanalmente, uma lista é enviada aos técnicos. No último final de semana, dez locais foram fiscalizados.
Por questões de segurança e mobilidade, quem apresentar o interesse em realizar evento com estimativa de público acima de 200 pessoas, deve estar atento aos documentos necessários. A documentação e o trâmite a ser seguido podem ser conferidos no site da SSP/DF.
Veja algumas orientações da Defesa Civil para as festas juninas:
O sistema de distribuição de energia deve ser bem dimensionado. Para tanto, é importante a presença de um técnico registrado e com experiência para acompanhar a execução dos serviços e conferir os itens de segurança;
Todas as fiações precisam ser aterradas e não terem contato direto com estruturas condutoras de energia. A recomendação é utilizar cabos com dupla proteção (cabo pp). Além disso, o quadro de distribuição tem que conter disjuntores;
Em caso de emendas de cabos, é importante escolher conectores apropriados e fitas isolantes de alta fusão;
Arranjos feitos com retalhos de tecido e bandeirinhas de papel, por exemplo, pegam fogo com facilidade, por isso é preciso cuidado redobrado;
Os extintores de incêndio e a sinalização das saídas de emergência têm de estar bem localizados.
Fonte: Ascom da SSP/DF

Postar um comentário

0 Comentários