SECRETÁRIA DE SEGURANÇA NO DF FARÁ MONITORAMENTO DA CORPUS CHRISTI

Movimentação será acompanhada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) com atuação das forças de segurança na Esplanada dos Ministérios
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) fará monitoramento da celebração religiosa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios. Entre 6h30 e 21h desta quinta-feira (20), as equipes estarão atentas à movimentação no local pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). Nas ruas, as forças de segurança farão acompanhamento e atuação.
A Polícia Militar do DF (PMDF) acompanhará, do início ao fim, toda a concentração e procissão com policiamento a pé e motorizado. O evento contará também com o apoio de equipes especializadas como o Regimento de Policiamento Montado (RPMon). O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) realizará rondas periódicas com viaturas de socorro. Além disso, o Primeiro Grupamento de Bombeiro Militar (Esplanada) estará de prontidão caso seja acionado.
Todas as delegacias do DF funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24h. A Polícia Civil do DF esclarece que também funcionarão, em esquema 24h, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e as duas Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).
Trânsito
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), realizará o controle de tráfego durante todo o evento. A interdição terá início na noite de quarta-feira (19) para a montagem da estrutura que será utilizada pela Catedral Metropolitana de Brasília.
Na quinta-feira (20), por volta das 16h45, o Detran vai fechar a Via S1, na altura da igreja, para a travessia do Clero em direção ao canteiro central, de maneira que o público possa atravessar a via em segurança para participar da missa no gramado central.
Às 18h30, ocorrerá o início da procissão. Por isso, a Esplanada dos Ministérios será totalmente interditada. Na Via S1, o fechamento será na altura do Museu da República, com o desvio do trânsito para a Via L2 Sul. Quem vem da via L2 sul somente poderá acessar o mergulho da ligação L2 Sul/L2 Norte (Buraco do Tatuí).
No momento da procissão, será fechado também o acesso da Via L4 para a Via N1. Além desse ponto, haverá ainda uma interdição na altura do Ministério dos Transportes e os veículos serão desviados para a via de ligação N1/S1.
A previsão é de que às 22h todas as vias sejam completamente liberadas para o trânsito de veículos, mediante avaliação do Detran, quanto à segurança dos pedestres e a conclusão do trabalho das equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Corrida de Corpus Christi
Além do evento religioso, previsto para acontecer durante todo o dia, haverá a Corrida de Corpus Christi, também na Esplanada dos Ministérios, com expectativa da participação de pelo menos mil corredores. A largada está programada para as 7h e o trajeto será da Catedral Metropolitana até o Palácio do Jaburu.
O percurso se concentrará nas quatro faixas da esquerda das vias N1 e S1. O tráfego será desviado para a Via S2, pelo estacionamento do Superior Tribunal Federal (STF).
Também ficarão interditadas as passagens inferiores, nos dois sentidos, pelo viaduto do Presidente e o trecho entre a via L4 Sul até a rotatória próxima ao Palácio da Alvorada.
O Detran estará no local realizando o controle de veículos a fim de melhorar a fluidez e garantir a segurança e coibir irregularidades no trânsito.
Fonte: Agência Brasília