AGOSTO DOURADO INCENTIVA A AMAMENTAÇÃO NO DF

A cor escolhida para iluminar os prédios públicos durante a campanha vai além da beleza das luzes: é o alerta sobre a importância da amamentação.
Para esclarecer as mulheres, seus companheiros e a sociedade sobre a importância de amamentar, a Secretaria de Saúde (SES/DF) lança a campanha Agosto Dourado, aberta oficialmente nesta quinta-feira (1º/8), às 17h, no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), junto à Semana Mundial do Aleitamento Materno. O tema deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”.
Madrinha do evento, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, destaca o empenho do Governo do Distrito Federal em abordar os benefícios da amamentação e a importância da construção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. “Está comprovado por diversas pesquisas que essas práticas trazem repercussões sobre mortalidade infantil, índices de desnutrição, obesidade, e merecem ser um tema amplamente discutido”, afirma.
A cor escolhida para prestigiar a ação – os prédios públicos do DF estarão iluminados de dourado durante todo o mês de agosto – também tem uma simbologia. “É dourado porque o leite humano é considerado o ouro da alimentação infantil; é o melhor alimento que a criança pode ter”, explica a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam dos Santos.
Conscientização
[O leite materno] deve ser um alimento exclusivo até os seis meses e até os dois primeiros anos de vida, porque tem tudo o que é necessário para a saúde da criança, conforme orientam a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde [OMS]”, prossegue Miriam. Como ação isolada, estudos apontam o que aleitamento materno tem o impacto de redução de até 13% nos índices de mortalidade infantil.
Segundo a coordenadora, a campanha visa também capacitar os profissionais de saúde para atender a mulher no período da amamentação. Paralelamente, as ações ajudam a fortalecer a conscientização das mães sobre seus direitos. “Amamentar é um direito da criança, mas não é um dever da mãe, por isso precisamos conscientizá-la, apoiá-la e protegê-la para que ela queira amamentar”.
Alimentação nutritiva
Miriam dos Santos lembra que o leite materno tem propriedades imunológicas. “Quanto mais essa criança for amamentada, mais serão diminuídos os riscos de infecções respiratórias e de doenças crônicas, e, a longo prazo, de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, atenta.
Entre os benefícios que o aleitamento também traz para as mães, Miriam destaca que a prática contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Amamentar também ajuda a reduzir o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, bem como doenças cardiovasculares e diabetes.
Agosto Dourado e Semana Mundial da Amamentação
Abertura oficial: 1º/8 (quinta-feira), às 17h, no auditório do TJDFT-DF.
Ações
  • Lançamento de parcerias multidisciplinares envolvendo sociedade civil e governo: 4/8 (domingo), das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade.
  • Exibição do filme A verdadeira história de Tigers: 15/8, às 14h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) – SMHN Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs. Após o filme, haverá debate sobre proteção legal do aleitamento materno, no mesmo local. O evento é aberto ao público.
  • IV Seminário de Aleitamento Materno de Brasília: 19/8 (manhã e tarde), 20/8 (manhã), 21/8 (tarde), 22/8 (manhã) e 23/8 (tarde), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
  • Cursos de aconselhamento em aleitamento materno. As inscrições estão abertas nos bancos de leite e postos de coleta dos seguintes locais: Região de Saúde Norte (Sobradinho e Planaltina) – 31/7, 1º/8, 2/8, 5/8 e 6/8; Região de Saúde Leste (Paranoá, São Sebastião) –  11/9, 12/9, 13/9, 16/9 e 17/9; Região de Saúde Central e Centro Sul (Brasília, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Estrutural, Riacho Fundo I e II e Park Way) – 18/9, 19/9, 2/9, 23/9 e 24/9; Região de Saúde Sudoeste (Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas) –  2/9; 3/9; 5/9 e 10/9; Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia) – 31/7, 1º/8, 2/8, 5/8 e 6/8; Região de Saúde Sul (Santa Maria e Gama) – 1º/10, 2/10, 3/10, 7/10 e 8/10.