Banner Acima Menu INTERNAS

MÉDICO DEVOLVE A VISÃO A 130 MIL PESSOAS CARENTES DE GRAÇA


Um médico – que perdeu o irmão e as irmãs para doenças que poderiam ser tratadas pela medicina moderna – decidiu se tornar oftalmologista para ajudar pessoas necessitadas, como a família dele no passado. E com amor e determinação ele está conseguindo cumprir a missão.
O Dr. Sanduk Ruit já restaurou a visão de mais de 130 mil pessoas carentes. Ele percorre o Nepal, sua terra natal, para operar de graça pessoas com catarata, a forma mais comum e tratável de cegueira.
Mais que isso: ele conseguiu baixar de 300 para 3 dólares – menos de 12 reais – o preço das lentes importadas para a cirurgia. Como? Levando a fabricação para o Nepal.
Diretor executivo do Instituto Tilganga de Oftalmologia, uma organização sem fins lucrativos com sede em Katmandu, ele e sua equipe atendem a um milhão de pacientes.
Nos últimos 10 anos nós treinamos quase 650 médicos e acredito que a gente possa fazer isso no mundo inteiro. Eu quero passar o resto da minha vida arrecadando dinheiro para muitos desses hospitais”, diz.
Viagens
De acordo com o oftalmologista, cerca de 90% da população cega do mundo está localizada no Nepal porque há menos oftalmologistas em países menos desenvolvidos.
Por isso ele também viaja por todo o país para fazer cirurgias de catarata em pessoas cegas que vivem em áreas remotas.
Em uma das investidas para ajudar pessoas necessitadas, Sanduk Ruit levou seu equipamento cirúrgico de carro e viajou durante 7 dias para tratar a cegueira da população.
Cheguei a trabalhar 13 horas por dia. Pessoas diziam que eu era maluco”, contou.
E o que ele presencia quando as pessoas tiram o curativo dos olhos não tem preço.
A expressão desses pacientes que ontem estavam cegos e de repente voltaram a enxergar tudo à sua volta, ver as pessoas que amam… eles mudaram a perspectiva de vida numa fração de segundos”, conta.
É por isso que essa intervenção cirúrgica é tão bonita e poderosa. Meus pacientes são minha vida e minha alma”, concluiu.
Com informações do GNN e do GreatBigStory

Postar um comentário

0 Comentários