CORPO DE BOMBEIROS PRESTA ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO DO DF

O Corpo de Bombeiros Militar é uma instituição pública que prima pela higidez e eficiência de seus processos nos seus diversos campos de atuação, em especial naqueles que evolvem o emprego de recursos públicos.
Diante dos questionamentos apresentados, é necessário esclarecer que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, desde o ano de 2016, vêm realizado leilões das viaturas consideradas inservíveis, a fim de diminuir o gasto com materiais e insumos relacionados à manutenção da frota corporativa.
Atualmente o CBMDF possui na sua frota de viaturas de apoio 3 (três) veículos de 2003 (16 anos de uso), 16 (dezesseis) veículos de 2006 (13 anos de uso), 8 (oito) veículos de 2008 (11 anos de uso), 36 (tinta e seis) veículos de 2009 (10 anos de uso) e 3 (três) veículos de 2010 (10 anos de uso), perfazendo um total de 66 (sessenta e seis) viaturas. A Norma de Padronização da Frota de Veículos Terrestres do CBMDF estabelece que o tempo de uso estimado das viaturas de apoio tipo APS são de 7 (sete) anos, período após o qual torna-se economicamente inviável sua manutenção, em razão de diversos fatores, como a indisponibilidade de peças de manutenção, número reduzido de fornecedores que inviabiliza a concorrência na licitação, dentre outros.
Neste diapasão, foram alienadas 41 (quarenta e uma) viaturas e outras 25 (vinte e cinco) já estão em processo de alienação, fazendo-se necessária sua reposição. Portanto, não se trata de aquisição de novas viaturas, mas tão somente modernização da frota em cumprimento à norma vigente.
Outrossim, em razão da economicidade apresentada pela aquisição de veículo tipo sedan médio, com porta-malas de 440 litros, optou-se pela aquisição por meio de adesão tipo ARP (Ata de Registro de Preço), posto que o pregão da SENASP/MJ reduziu sobremaneira o valor do veículo, em função da economia de escala, sendo a aquisição de cada veículo ficou cerca de 20% abaixo do preço de mercado, conforme tabela FIPE*, o que representou uma economia para o Estado de R$ 1.235.784,00, ou seja, de aproximadamente 20% em relação ao valor global da aquisição.
Noutro giro, observa-se que as viaturas adquiridas serão empregadas em atividades-meio e fim, posto que todas estarão equipadas com sistemas sonoros e de iluminação de emergência, bem como com material de primeiro * Pesquisa realizada em 18 jul 19. atendimento, condições essenciais para melhoria dotar o bombeiro militar condutor da viatura de capacidade operacional mínima na cena de um acidente.
Por fim e, ciente da importância de uma correta gestão do que é público, o CBMDF reitera seu compromisso com a aplicação dos recursos públicos dentro dos mais rígidos parâmetros que norteiam a governança pública, o que tem possibilitado ao CBMDF tornar-se referência nos processos de aquisição de bens públicos, por meio de reconhecimento em concursos de avaliação de licitações e ainda por meio da manifestação dos diversos órgãos de controle aos quais o CBMDF está sujeito à fiscalização.
Agradecemos o interesse e colocando-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

1. Bastava comprar o Kwid ué...nao se faz necessario um cruze turbo de 153cv banco de couro e tudo mais...estamos em epoca de contigenciamento senhores.

Obrigado pela sugestão.