.

DE OLHO NA CHUVA, VICENTE PIRES RECEBE AÇÕES PREVENTIVAS

GDF Presente reforça manutenção de barreiras de contenção de águas, desobstrução de bocas de lobo, manutenção de ruas não pavimentadas e recolhimento de entulhos
Vicente Pires começa a se preparar para o período de chuvas. Com obras por todos os lados avançando pelas ruas da cidade, a preocupação da administração regional é com a limpeza. Nesta quinta-feira (29), equipes do GDF Presente chegaram à região para reforçar ações de recolhimento de entulho, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de barreiras de contenção de águas pluviais, além de pintura de meios-fios e faixas de sinalização.
Com essa ajuda, vamos nos preparar para a temporada das chuvas. Nossa ideia é recolher o máximo de entulho possível e reforçar a limpeza das ruas”, assegurou o administrador regional de Vicente Pires, Daniel de Castro.
Para ajudar nos serviços, o Polo Adjacente 2 do GDF Presente disponibilizou mais 35 agentes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), dez colaboradores do Projeto Mão Dadas, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), e sete grandes máquinas, entre tratores, pá mecânica e caminhões.
Hoje, vamos concentrar os serviços na limpeza de uma das manilhas e também das marginais do Córrego Samambaia”, detalhou o diretor de Obras de Vicente Pires, Mateus Pegorer. Ele lembrou que o ribeirão, durante as chuvas do ano passado, chegou a transbordar. “É um serviço necessário para que as águas possam correr sem qualquer retenção, mesmo que o volume das chuvas seja maior.”
Na lista de prioridades para a semana também há trabalhos de roçagem e varrição em várias quadras; pintura de faixas de pedestre e meios-fios; e recolhimento de entulho nas proximidades dos três bolsões de contenção de água pluvial do Taguaparque. No local, as máquinas do GDF Presente já estão trabalhando.
É outro ponto crítico que precisa de limpeza antes das chuvas”, advertiu Pegorer, ao alertar para uma preocupação: “O lixo pode correr com a água, diminuindo a capacidade de retenção das bacias”.
Segundo o diretor de obras, o cuidado com as três bacias se deve ao fato de o trio ser o responsável por amenizar o impacto das fortes chuvas nas principais vias de Vicente Pires. “Elas contêm cerca de dez milhões de litros de águas pluviais, que infiltram na terra e evitam que corram com força e volume pelas ruas”, acrescentou.
O volume de lixo no local é grande. “Aqui vamos retirar em torno de 70 caminhões de entulho. Deve dar quase mil toneladas”, previu o coordenador do Polo Adjacente 2 do GDF Presente, Rodrigo Pontes. Ele informa ainda que, para os próximos dias, também está programada uma investida no serviço de varrição das ruas 5, 6 e 8 e a manutenção de pistas ainda não pavimentadas, como as ruas 4A, 5, 7 e a Avenida do Governador.
Vamos patrolar algumas pistas ainda sem asfalto para melhorar o tráfego de carros nesses pontos”, explicou.
Serviços previstos pelo GDF Presente:
Varrição de ruas
Podas de árvores, roçagem e capina
Limpeza de bocas de lobo
Manutenção de vias não pavimentadas (patrola)
Sinalização horizontal de vias (pintura e tachões)
Retirada de entulho e manutenção de bacias de contenção de águas pluviais