Alunos evoluem no desempenho
após um semestre de gestão compartilhada, modalidade que desponta
com 88% de aprovação em recente pesquisa
Nilzete Ferreira da Silva
comemorou, na manhã desta quarta-feira (7), o desempenho escolar do
filho de 12 anos, Romário da Silva, aluno da quinta série do
Centro Educacional nº 1 (CED 1) da Estrutural. O garoto
conquistou médias bem acima das usuais em todas as matérias. No
boletim, o registro do último bimestre imprime notas entre 7 e 9,4.
Para a mãe, os resultados positivos colhidos no primeiro semestre
são frutos da gestão compartilhada entre professores e policiais
militares.
“Meu filho fez um golaço, e
estou feliz demais com essa evolução. Colocaram até foto dele no
mural de destaque!”, comemora Nilzete, que trabalha como catadora
em uma cooperativa da cidade. “Com a gestão compartilhada, tudo
mudou. A disciplina é bem maior e as crianças estão com mais
compromisso com os estudos.”
O ponto de vista dessa mãe é
senso comum naquela comunidade escolar, assim como nas outras três
escolas que vêm passando pela experiência da gestão compartilhada
desde fevereiro deste ano. Pesquisa realizada pelo Instituto Exata
entre 11 e 12 de junho, com a participação de 925 entrevistados,
mostrou a grande aceitação popular pelo novo método de gestão:
88% das pessoas ouvidas aprovaram a medida.
Avaliação
A consulta mediu ainda o grau de
conhecimento da população sobre como funciona, na prática, a
divisão de tarefas entre os servidores da Secretaria de Educação
(SEE) que cuidam da parte pedagógica e os da Secretaria de Segurança
Pública (SSP), responsáveis pela disciplina. De acordo com o
estudo, que consultou homens e mulheres com idade entre 16 e 60 anos,
90% conhecem a importância da iniciativa.
Na avaliação da diretora do
CED 1 da Estrutural, Stella Acioly, esses números expõem o que a
escola vivencia na prática. “Estamos todos muito empolgados; os
pais, principalmente, muito satisfeitos”, diz. “Ainda é muito
cedo para avaliar profundamente essas mudanças, mas, até agora, o
que temos visto é uma evolução muito grande no processo de
aprendizagem de todos os alunos”.
Famílias
A participação familiar no
processo educacional do CED 1 também aumentou bastante. “Observamos
que os pais estão mais envolvidos, participam na supervisão dos
deveres de casa, inclusive, têm vindo mais à escola, para
acompanhar de perto a educação dos filhos”, explica a diretora.
A percepção da gestora é
sentida no dia a dia escolar. Durante a entrega das notas do último
bimestre, era comum, além dos pais, a presença de tios e avós dos
alunos. “Tive de vir aqui buscar a nota dele, porque a mãe, que é
minha irmã, está no trabalho e não pôde vir”, explica Edilaine
Ferreira Santos, tia do estudante do quinto ano Lucas Breno.
O aluno é outro caso de
destaque na escola. No ano passado, Breno viveu momentos de muita
indisciplina, com resultados negativos no processo de aprendizagem.
“Minhas notas eram apenas na média ou até abaixo”, conta.
“Agora, estou mais dedicado. Até ganhei a Gincana da Tabuada”.
Evolução
A tia materna conta que até em
casa o comportamento do jovem mudou: “Está mais tranquilo,
dividindo o tempo entre as brincadeiras e o estudo. Sinto que ele
está bem mais motivado”. Para ela, a escola ganhou mais segurança,
o que é um diferencial a considerar. “Sinto que eles estão mais
seguros e isso reflete no dia a dia da escola. O ambiente está
melhor para aprender”, acredita.
A professora Velva Eloiza Leão
é outra que tem avaliação positiva dos resultados obtidos com a
gestão compartilhada. “Pelos relatos dos pais e também por meio
dos relatórios pedagógicos, vemos que o processo de aprendizagem
está evoluindo, e isso é muito importante”, destaca.
Para ela, que leciona há 34
anos, o apoio dos policiais no controle disciplinar é algo
fundamental. “Nesse tempo todo de educação, não havia vivenciado
essa parceria”, lembra. “A gente passava muito tempo chamando
atenção da turma e desconcentrava, perdia o rumo da aula”. O que
chega para ajudar, ela sabe, é bem-vindo.
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