SOBRADINHO DOS MELOS RECEBE PONTO DE APOIO PARA UBS DO PARANOÁ

Vice-governador Paco Britto garante ampliação no atendimento da saúde da região. Terreno e Centro Comunitário são doados por moradores à Secretaria de Saúde
Foi inaugurado, na noite dessa terça-feira (3), um ponto de apoio para a Unidade Básica de Saúde do Núcleo Rural Sobradinho dos Melos, pela Administração Regional do Paranoá, em parceria com a Secretaria de Saúde, a Regional de Saúde Leste e a iniciativa privada. A iniciativa não gerou ônus para os cofres públicos. No local, serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem para a comunidade. Atualmente, o núcleo rural abriga cerca de seis mil habitantes.
O vice-governador Paco Britto, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff, falou da importância dessa iniciativa e das parcerias para alavancar projetos e melhorias para a comunidade. “O Governo Ibaneis endossa essas parcerias que tanto colaboram para a saúde da nossa população”, ressaltou.
Segundo o administrador regional do Paranoá, Serginho Damaceno, o espaço totalmente reformado – um salão comunitário – será importante para a comunidade que, a partir de agora, deixará de se deslocar quase 20 quilômetros para ser atendida por uma equipe da Saúde da Família. Além da população de Sobradinho dos Melos, a UBS atende os núcleos rurais de Capão da Onça, Capão da Erva e Boqueirão.
Benefícios
Há 10 anos morando em Sobradinho dos Melos, o pedreiro Nelton da Costa, 57 anos, pai de quatro filhos entre 12 e 18 anos, aprovou a iniciativa do administrador. “Estou feliz. Com o ponto de apoio, não precisamos pegar ônibus para a Unidade Básica de Saúde n°2 do Paranoá. Posso vir a pé com meus filhos”, reconheceu.
Também moradora da região, há cinco anos, a copeira Mercilene Aparecida de Souza, 38 anos, com a filha Helena de sete meses no colo, falou sobre os benefícios que a inauguração do ponto vai trazer para os moradores da região. “Muitos procuram as cidades vizinhas e é difícil o deslocamento de ônibus. O ponto de saúde vai atender bem nossas necessidades”, comemorou.
Inicialmente, os atendimentos no ponto de apoio serão realizados duas vezes na semana – às segundas e às quartas-feiras –, das 8h às 16h. Também haverá uma unidade volante de vacinação, que atenderá a comunidade uma vez por semana. São 1.580 pessoas cadastradas agraciadas com o atendimento humanizado. Paco Britto garantiu que, em breve, o atendimento no local será ampliado. Além disso, frisou, o governador Ibaneis fará o possível para aumentar a equipe de saúde da região.
São essas coisas que enchem o meu coração de alegria. Graças à nossa equipe, vamos levar essa conquista tão importante para essa comunidade tão sofrida. Essa comunidade estava abandonada há muitos anos, mas esse governo vai dar toda atenção especial”, valorizou o administrador regional do Paranoá, Serginho Damaceno.
Doações
Serginho anunciou doações feitas por um morador de Sobradinho dos Melos, referente a um terreno escriturado de 5.400 metros, destinado à área da saúde, segurança e, se possível, para a construção de uma creche. Além de um Centro Comunitário, do Núcleo Rural Rajadinha, doado pela Associação de Moradores, com a finalidade de abrigar um posto de saúde.
A gerência de serviços de Atenção Primária n°2 do Paranoá será responsável pelo ponto de apoio, que conta com salas para acolhimento e procedimentos, além do consultório. Ao final da cerimônia, a placa de inauguração foi descerrada por Paco Britto e demais autoridades presentes.
Também participaram do evento o secretário de Saúde, Osnei Okumoto; a superintendente da Regional Leste de Saúde, a médica Raquel Beviláquia; a enfermeira da equipe de Saúde da Família da região, Eleusa Martineli Sousa; prefeito e vice-prefeito do município de Cariús (CE), respectivamente, Ivan Fernandes e Robério Lucas; o vice-presidente do Conselho de Pastores do Paranoá, pastor Delmas; a arquiteta responsável pela reforma do espaço, Cristina Pontes; lideranças comunitárias e representantes de associações; servidores da Saúde e moradores da região, que lotaram o salão.