Banner Acima Menu INTERNAS

ESQUADRILHA DA FUMAÇA SE APRESENTA NA TOCA DA BANDEIRA


Solenidade será no domingo (6/10) e contará com sobrevoo de caça e atividades para crianças e toda a família
O céu de Brasília será cortado pelos aviões da Esquadrilha da Fumaça e pelo sobrevoo do caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) no próximo dia 6 de outubro. A apresentação será durante a solenidade da troca da bandeira, que acontece todo primeiro domingo do mês na Praça dos Três Poderes, e que faz parte do programa “Manhã Cívica – Brasília: o Brasil começa aqui”, da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
Além da solenidade, que será de responsabilidade da FAB, a Setur-DF e parceiros preparam uma série de atividades para brasilienses e turistas de todas as idades. “Desde o início do ano temos trabalhado para transformar a solenidade da troca da bandeira em um atrativo para brasilienses e turistas.
Hoje, o evento tem atraído cerca de três mil pessoas e começará a ser comercializado como produto pelas operadoras de Turismo”,  informou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
O Brigadeiro do Ar Vincent Dang, Comandante da Ala 1 da FAB, destacou que a Aeronáutica preparou uma programação especial para a família brasiliense. “Para o Comando da Aeronáutica, esta cerimônia reveste-se de especial significado, pois, em outubro, comemoramos do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Em alusão ao dia 23 de outubro de 1906, data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar”, frisou o militar.
 A ação do próximo domingo contará com a parceria do Sistema Fecomércio por meio do Sesc e Senac, da TCB, da Caesb e do sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas turísticas em suas sedes. O Congresso Nacional montará um esquema especial de visitação para o domingo e o público receberá publicações sobre símbolos nacionais, cidadania, funcionamento e função institucional do parlamento brasileiro.
A programação de domingo será das 9h às 13h e prevê, entre outras atrações, oficinas recreativas, atividades de lazer, esmaltação, city tour e muito mais. Entre as ações recreativas estão pintura de rosto, cama elástica, perna de pau, críquete, minigolfe, palhaçaria e pedal kart. Os programas de saúde e de prevenção à saúde da mulher do Sesc também marcarão presença.  
Haverá ainda  food trucks e ônibus para rotas turísticas gratuitas na esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.
Troca da bandeira
O monumento do mastro da bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.
Confira a programação:
Domingo (6), das 9h às 19h
Desfile Militar da Força Aérea Brasileira – FAB
Banda marcial
Hino nacional
Salva de tiros
Hino da Bandeira
Atrações da FAB 
Esquadrilha da fumaça
Sobrevoo de caça F-5
Réplica do F-39 Grippen em tamanho real
Óculos de Realidade Virtual
Simulador de voo
Consoles de controle de tráfego aéreo
Assento ejetável
Exposição de maquetes de aeronaves (KC-390 e A-29)
Exposição de manequins uniformizados – pilotos de caça
Exposição de veículos e equipamentos militares
Banda Clave de FAB
Apresentação de batedores motorizados
Demonstração de cães de guerra
Atrações do Sesc:
Cama Elástica
Pedal Kart
Pintura de Rosto
Perna de Pau
Críquete
Minigolfe
Palhaçaria
 Serviço
Centro de Atendimento ao Turista – CAT
Educação em Saúde Sesc (Bocão Gigante, Higiene Bucal, Distribuição de Escovas)
Outubro Rosa Sesc (Aferição de pressão, Saúde da Mulher, Câncer de Mama)
Bem Estar Senac (massagem rápida, reflexologia podal, esmaltação)
Biblioteca Volante BiblioSESC
Expresso Ambiental Caesb
Passeios turísticos com guias em ônibus 
 Alimentação
Distribuição gratuita de água (Caesb)
Distribuição gratuita de pipoca (Sesc)
Food trucks para venda de produtos
* Com informações da Secretaria de Turismo


Postar um comentário

0 Comentários