Banner Acima Menu INTERNAS

GDF REALIZA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS NA REGIÃO DO GAMA


Obras de nivelamento e encascalhamento da pista trazem mais dignidade aos moradores que utilizam as vias 379, 381 e 383
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), em parceria com o Polo Rural e Secretaria de Agricultura, realiza uma grande obra de nivelamento e encascalhamento nas vicinais 379, 381 e 383, localizadas entre as regiões do Gama, no DF, e Serra Dourada, em Goiás.
Chácaras, sítios, fazendas e três escolas na região de Ponte Alta serão beneficiados com o serviço. A atual situação de abandono do local chamou a atenção do chefe do 3º distrito do DER, Paulo Robert. “Quando passávamos por aqui subia uma poeira e você não via nada. O que causava vários acidentes. Então, esse é um serviço muito importante para a população da área rural. As pessoas precisavam muito desse trabalho”, conta o engenheiro.
As obras iniciaram em setembro e estão previstas para terminarem em novembro. Quinze homens, com o auxílio de nove máquinas, estão empenhados no trabalho. O governo investe entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões na pista, recursos oriundos de forma direta por meio do DER.
Satisfação
Os moradores da região não escondem a satisfação em ver o problema amenizado. A comerciante Iracema da Paz Oliveira, 35 anos, está satisfeita com o retorno dos clientes ao seu bar. “O nosso comércio estava tão enfraquecido por causa da estrada ruim. Com a obra o movimento aumentou 50%. Diminuiu a poeira, diminuiu o estrago nos carros… enfim, um grande benefício para a comunidade”, comemora.
Luís Alves Vieira, 38 anos, é mais um a manifestar satisfação com o trabalho. “A obra é muito boa para a nossa saúde, pois a poeira traz muitas doenças e nos faz mal. Nós, que trabalhamos com comércio, sofríamos com o estado dessa estrada. Ela dificultava a chegada dos clientes até aqui. Há muito tempo estávamos querendo melhorar a estrada”, agradece.
Trabalhos
Para que as obras fossem realizadas, foi necessário o licenciamento do Brasília Ambiental (Ibram) para rebaixar a pista. “Não é só passar o patrol (máquina utilizada para serviços de terraplanagem). Nós estamos colocando outra camada de um material mais nobre e reforçando as vias”, explica o chefe do 3º distrito do DER, Paulo Robert.
O engenheiro conta que havia um morro na pista que está sendo rebaixado com o objetivo de melhorar os caminhos das escolas na região da Ponte Alta. “Não é um trabalho rápido, pois a gente tem que escavar o cascalho, transportar, espalhar, fazer o tratamento com o caminhão pipa e compactar”, completa.

Postar um comentário

0 Comentários