Com
a nova gestão, hospital também aumentou em 30% o número de
atendimentos e de internações. Taxa de ocupação hospitalar, no
mês de outubro, foi de 156%
O
Hospital de Santa Maria, depois que começou a administrado pelo
Instituto de Saúde (Iges-DF), reduziu em 48% o tempo de permanência
dos pacientes, em todos os setores da unidade hospitalar. E aumentou
em 30% o número de atendimentos e de internações na comparação
entre outubro e junho deste ano. A taxa de ocupação hospitalar do
HRSM foi de 156,9% no mês de outubro e de 113,9% no mês de junho.
A
gerente de regulação do hospital, Verônica Prado Miranda, ressalta
que os pacientes da unidade passaram a esperar menos por leitos nas
clínicas do HRSM – e que isso melhor o giro da Unidade de
Terapia Intensiva (UTI).
Verônica, gerente de Regulação |
Os
dados foram apresentados pela gerente durante reunião da Diretoria
do Iges-DF para avaliar a regulação interna de leitos gerais de
cada unidade (hospitais e UPAs), as ações realizadas para melhoria
no tempo de permanência, giro de leitos e taxa de ocupação em
enfermaria e UTI.
Também
foram mostradas as melhorias proporcionadas pelo instituto, desde a
sua criação – como contratação de profissionais de saúde,
reformas das unidades e compra de equipamentos etc.
A
gerente Verônica Prado Miranda destaca também a implantação da
plataforma de ronda diária com visualização em tempo real dos
leitos ocupados, livres e bloqueados, como fator importante para a
melhoria alcançada no atendimento à população no Hospital de
Santa Maria.
Ela
ressalta também a implantação do Núcleo Interno de Regulação,
que se reúne quatro vezes na semana para uma assistência precisa
aos pacientes e um índice maior de desospitalização.
E
destaca, também, a avaliação permanente de todas as clínicas e
Pronto-Socorro para diminuir o tempo de permanência. Por fim,
salienta também como importante a avaliação de prontuários para
desospitalização, liberação de leitos das clínicas para UTIs e
pronto-socorro no período da manhã e implantação de um grupo de
higienização para agilizar a limpeza dos leitos.
Para
o presidente do instituto, Francisco Araújo, todo esse esforço visa
melhorar o atendimento à população com soluções de gestão.
“Nosso papel é dotar a estrutura de mecanismos de gestão que
proporcionem melhorias no atendimento através de processos
inovadores nas unidades envolvendo todas as equipes, tanto de apoio
quanto de assistência. Essa sinergia gera resultados, e tanto os
usuários quanto os profissionais de saúde são beneficiados”,
explicou Araújo.
*
Com informações do Iges-DF
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