Banner Acima Menu INTERNAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE DESTACA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE


Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste dia 25. Cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras no Brasil. 
A rede pública de saúde do Brasil reforça a importância da doação regular de sangue nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país, segundo estatísticas recentes do Ministério da Saúde.
No Brasil, mais de de 3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. A quantidade significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente, informa a emissora RedeTV!
Rodolfo Duarte Firmino, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, declarou:
A nossa situação de doação de sangue no Brasil está atualmente em conformidade com o que a OMS [Organização Mundial da Saúde] preconiza para a segurança, que é entre 1% e 3% da população. Nós temos tido um percentual de 1,6% da população brasileira doando em serviços de coleta que fornecem sangue para a rede SUS, ou seja, para o Sistema Único de Saúde.”
Firmino acrescentou:
São os doadores regulares que a gente percebe que mantêm abastecidos os bancos de sangue ao longo do ano. Não tem nenhum substituto farmacêutico para o sangue, é um produto usado na medicina que só vem por meio da doação. Então, essas pessoas que foram lá no hemocentro de sua cidade fazer a doação esporádica, que retornem regularmente para doar, para não só termos os bancos de sangue abastecidos de forma mais perene, mas também porque a gente tem uma segurança desse sangue por a gente conhecer mais o doador.”
Fonte: Ministéiro da Saúde

Postar um comentário

0 Comentários