FÉRIAS: SE FOR VIAJAR, NÃO SE ESQUEÇA DE ATUALIZAR AS VACINAS


Se for se deslocar para regiões com incidência de doenças infectocontagiosas, confira antes as dicas do Ambulatório do Viajante da Secretaria de Saúde. Basta ligar e marcar uma consulta.
Na hora de planejar uma viagem, é importante verificar se as vacinas estão em dia – principalmente em destinos específicos, pois alguns países exigem determinadas imunizações. Sem contar a possibilidade do destino da viagem estar com surto de alguma doença. 
Por isso, o Ambulatório do Viajante da Secretaria de Saúde disponibiliza consulta para as pessoas que vão viajar para essas regiões com incidência de doenças infectocontagiosas, tanto no exterior quanto no Brasil. O objetivo é prevenir doenças.
É muito importante procurar o Ambulatório do Viajante antes de uma viagem. A vacina é coisa séria. As companhias aéreas, por exemplo, não permitem embarcar se a caderneta não estiver em dia. Se se não for vetado na companhia, pode ser barrado na imigração. Além disso, ainda tem a relevância da prevenção das doenças”, alerta o médico do ambulatório, Fernando Moraes.
Na consulta, além de verificar a atualização das vacinas, também são repassadas orientações para as vacinas exigidas de acordo com os destinos.
As vacinas obrigatórias para quem vai viajar dependem do destino. É necessário verificar as orientações com antecedência. Mas, basicamente, a vacina obrigatória, na maioria dos países, é a de febre amarela, sobretudo nos países tropicais e subtropicais. Alguns países da África também estão exigindo a vacina da poliomielite. Ambas podem ser atualizadas no ambulatório”, pontua Fernando Moraes.
Para as viagens nacionais, a atualização das vacinas é de acordo com os calendários do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. As salas de vacina da rede oferecem imunizações eficazes e gratuitas. Confira aqui.
As consultas no Ambulatório de Vacinas também podem ser feitas para viajantes que têm um destino no país – pois, além das vacinas, o ambulatório faz orientações sobre a prevenção de doenças, como as causadas por contaminação por água ou aquelas transmitidas por mosquitos.
Por agendamento
O Ambulatório do Viajante atende por agendamento. Os atendimentos são diários e as consultas devem ser marcadas por telefone ou de forma presencial. É preciso apresentar um documento de identificação válido e o cartão de vacina.
A ambulatório está localizado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 11h. Às terças e quintas também há atendimento à tarde, das 14h às 18h. O telefone de contato é  2017-1900, ramais 7213/7214.
Após o retorno da viagem, caso apresente febre ou outros sintomas como diarreia, problemas de pele ou respiratórios, procure imediatamente um serviço de saúde mais próximo e informe quais as regiões que visitou.
Com informações da Secretaria de Saúde-DF

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.