Representantes da Associação de Pais e Alunos do estado do Rio
Grande do Norte e do Conselho Estadual de Educação do Pará
conheceram, na manhã desta quarta-feira (22), os detalhes do projeto
de Gestão Compartilhada dos Colégios Cívico-Militares do Distrito
Federal (CCMDF). O modelo do DF é pioneiro no país e será
utilizado como base do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares
do Ministério da Educação (Pecim/MEC). Os representantes vieram a
Brasília para um encontro no ministério sobre a implementação do
Pecim nos estados.
De acordo com o coronel Alexandre Lima Ferro, titular da
Subsecretaria das Escolas de Gestão Compartilhada (Segecom),
vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), o DF é
referência para a iniciativa do MEC. “Participamos de várias
reuniões no MEC e o retorno foi muito positivo. Em alguns estados já
existem colégios com gestão militar, porém o nosso se diferencia
pela gestão conjunta com a Secretaria de Educação e pelo diálogo
com todos os atores envolvidos no processo, como pais, alunos,
professores e representantes dos sindicatos”.
Para a professora e secretária da Associação de Pais e Alunos das
Escolas Públicas e Particulares do Rio Grande do Norte, Erika Sena,
a implementação do modelo na escola municipal Veríssimo de Melo,
no bairro de Felipe Camarão, em Natal, será feito com muito
diálogo. “Conhecer a forma de gestão no DF, já discutida e em
processo de consolidação, é muito importante para que as
comunidades escolares dos outros estados entendam o Pecim e conheçam
os benefícios do projeto na formação dos jovens, principalmente os
mais vulneráveis”.
A participação dos pais de alunos na implementação das escolas
cívico-militares no DF foi muito importante para que a proposta
desse certo, ressaltou o coronel Lima Ferro. “Quando iniciamos o
projeto piloto, que eram quatro escolas, os pais foram os primeiros a
apoiar a iniciativa. Os professores vieram em seguida”, explicou. O
coronel destacou, ainda, que a eficiência do modelo e os benefícios
imediatos na vida dos alunos, principalmente na segurança,
alavancaram o projeto no DF.
Escolha dos colégios
No Distrito Federal a escolha dos colégios é feita, inicialmente,
pelo cálculo do Índice de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que
analisa dados como índices do Ideb, taxa média de reprovação e o
índice de abandono escolar de cada unidade de ensino, assim como
taxas de violência na região. Além desses índices, é feita
também uma consulta à comunidade escolar, para saber se ela é
favorável ou não à implementação da Gestão Compartilhada.
O DF possui hoje nove colégios de gestão compartilhada e outros
três em processo de implementação, dois deles por meio do Pecim. A
meta do governo do DF é implementar dez unidades deste tipo por ano,
totalizando 40 ao fim de 2022. O objetivo é, entre outros, o de
criar um ambiente seguro e propício ao aprendizado e à construção
do conhecimento.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Fonte: Agência Brasília
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