TESOURO PRETENDE LANÇAR TÍTULO PREFIXADO COM VENCIMENTO ACIMA DE 10 ANOS


Segundo documento, criação depende de condições do mercado e visa contribuir para a melhora da dívida pública
Em meio a um ambiente de juros no menor patamar histórico, o Tesouro Nacional pretende emitir títulos públicos prefixados com vencimentos mais longos, acima de dez anos. O assunto consta no Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2020, divulgado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira (28).
De acordo com o documento, a criação depende das condições de mercado e visa “contribuir para o alongamento da estrutura a termo de taxas de juros, com externalidades positivas para o mercado de capitais”.
Atualmente, o título prefixado de maior prazo oferecido no Tesouro Direto e disponível para compra corresponde ao com juros semestrais e vencimento em 2029. Os outros dois papéis disponíveis para aplicação vencem em 2022 e 2025 e não contam com o pagamento de cupons semestrais.
Esta não é a primeira vez que o assunto vem à tona. Em outubro passado, o Tesouro confirmou que estava estudando a criação de um novo título público prefixado com vencimento de pelo menos 20 anos.
Segundo o PAF, diante do vencimento, a partir de 2021, de títulos indexados à Selic (LFTs) que foram ofertados em 2015, “se abrirá uma interessante janela de oportunidade para a substituição [desses papéis] por instrumentos com taxas prefixadas ou remunerados por índices de preços”.
Retorno prefixado
Ao comprar um papel prefixado (conhecido anteriormente por LTN), o investidor está fixando na compra o rendimento que será pago no futuro. Até o vencimento, contudo, o retorno irá oscilar de acordo com o comportamento dos juros: caso as taxas subam, o valor desses papéis será ajustado para baixo – o que pode levar o investidor à perda de dinheiro. E vice-versa.
Desta forma, esse tipo de papel é indicado para quem acredita que as taxas de juros tendem a cair, ou para quem quer garantir determinado rendimento anual, com intenção de resgatar o papel apenas na data de vencimento.
Fonte: Infomoney 

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.