Banner Acima Menu INTERNAS

CIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA GARANTE A PAZ NA FOLIA DA CAPITAL


Ações integradas e policiamento preventivo permitiram que o segundo dia de festa na capital não registrasse episódios de gravidades
A Cidade da Segurança Pública montada na área central de Brasília marca a integração das forças de segurança do Distrito Federal na garantia da tranquilidade na folia da capital. Todo o trabalho foi com prevenção e agilidade na resolução de eventuais problemas. No sábado (22), 17 blocos agitaram os foliões em eventos sem episódios negativos. Foram registradas apenas 79 ocorrências, com armas e drogas retiradas de circulação e anotadas 127 infrações no trânsito.  
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), das 79 ocorrências, seis foram furto de celulares – o que reforça as orientações dos órgãos quanto ao cuidado com este objeto. Ainda foi anotada uma ocorrência por ameaça e seis por crimes cometidos por menores. Além disso, foram quatro registros por furto e três por roubo a pedestres, e ainda outros três por furtos diversos. 
Dois casos de desobediência, dois de resistência e dois furtos no interior de veículos foram computados. A contabilidade das forças de Segurança inclui onze ocorrências por porte de substância entorpecente para consumo próprio e um atropelamento. Também foi registrada uma ocorrência por porte de arma branca, uma apreensão de bens irregulares, um por estelionato, uma por injúria e uma por arrecadação. 
Polícia Militar
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou diversas abordagens e atuou de forma preventiva em todos os eventos de Carnaval. De acordo com o comandante da operação no sábado (22), coronel Vinícius Freitas, a operação transcorreu com tranquilidade. “Os policiais foram destacados para atendimento de demandas em todos os locais. Além das linhas de abordagem próximo ao Metrô e Rodoviária do Plano Piloto, os policiais revistaram pedestres nas proximidades dos blocos e recolheram objetos cortantes e garrafas”.
A corporação registrou 14 ocorrências. Foram apreendidas quatro armas brancas, 1.8ml de lança-perfume, 15g de cocaína, porções de drogas diversas e uma balança de precisão. Houve ainda a apreensão de três celulares pelos militares, por se tratar de produto adquirido por meio de roubo ou furto. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), realizou 127 autuações por infrações nas vias da capital.
Além do policiamento diário de cerca de 2,5 mil policiais, o efetivo tem apoio de tropas especializadas – como Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam), Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Aviação Operacional (BavOp)e Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Corpo de Bombeiros
Corpo de bombeiros MIlitar do Distrito Federal (CBMDF) atuou no sábado de Carnaval com 270 militares e apoio de 25 viaturas, com rondas periódicas e ações preventivas. Não houve atendimentos nos blocos carnavalescos realizados nas regiões administrativas. Na área central, 14 socorros foram prestados: seis por alcoolemia, três quedas, três por mau estar – uma delas, com hipotermia, foi encaminhada para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). 
Os militares atenderam também a um vazamento de gás de cozinha, na Plataforma Funarte. Rapidamente foi contido. O CBMDF realizou, ainda, quatro atendimentos de pessoas que, com sintomas de embriaguez, foram medicadas no local e liberadas em seguida. Uma delas precisou ser transportada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.
PCDF
As ocorrências foram registradas com mais facilidade e rapidez com a Delegacia Móvel da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que está no local e atua com apoio dos postos avançados do Departamento de Polícia Técnica (DPT):  Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação (II). No posto do IML é possível realizar exames de corpo de delito, em casos, por exemplo, de vítimas de agressão.
A PCDF também reforçou o plantão das delegacias da área central (a 1ª e a 5º) e as específicas da Criança e do Adolescente (DCA) e Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). No sábado, das 13h às 21h30, foram realizados 2 exames de corpo de delito de pessoas envolvidas em agressões. 
No mesmo período foram registrados 7 exames de verificação de substância entorpecente no posto do IC e 3 confirmações de identidade no II. Durante todo o Carnaval, haverá dois papiloscopistas no II e dois peritos criminais no IC, além de agentes dando o suporte ao funcionamento dos postos.
Monitoramento 24h
Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval do Distrito Federal está sendo monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).
Durante os dias da festa, além dos órgãos que compõem a estrutura do CIOB – como forças de segurança, CEB e Secretaria de Mobilidade – foram convidados para participarem da operação as secretarias de Secretaria de Governo (Segov), de Cultura (Secec), e de Saúde (SES) – por meio da Vigilância Sanitária – Samu, Vara da Infância e Juventude (VIJ) e Conselho Tutelar.
Objetos perigosos
Por sua vez, a Secretaria DF Legal fiscaliza e apreende bebidas em garrafas e objetos pontiagudos em posse de ambulantes. No sábado (22), cerca de 342 bebidas em garrafa e destiladas foram recolhidas. 
Foram fiscalizados os blocos Triângulo das Brejeiras; Carnaval na Praça dos Prazeres 2020; Setor Carnavalesco Sul, Galinho de Brasília, da Diversidade, Evento Arena Hall e Pintinho. Na organização dos ambulantes da Praça dos Prazeres houve princípio de tumulto, que foi contornado rapidamente por representantes do governo e organizadores do evento. 
O DF Legal destacou 62 auditores para atuar no Carnaval 2020. 11 equipes começam a atuar às 7h. O trabalho consiste na organização dos espaços ocupados; na fiscalização das licenças e do início e término dos eventos e, ainda, na orientação sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.
Deslocamento
O monitoramento e organização do trânsito dos grandes blocos com deslocamento está à cargo do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da PMDF. Neste domingo (23), o bloco Raparigueiros está com concentração prevista para 16h, no Setor Carnavalesco da Funarte. 
A previsão é que o bloco inicie o trajeto às 20h, seguindo pela via N1. O retorno para Funarte será feito pela via S1. A travessia ocorrerá pela ligação entre o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Durante o deslocamento, as vias N1 e S1 serão interditadas. Ou seja, ao saírem da Funarte pela N1, a via será fechada na altura da Torre de TV, onde está funcionando a Cidade da Segurança Pública, e o Palácio do Buriti. O trânsito será desviado para a avenida que contorna o Estádio Nacional. 
No retorno, pela S1, o bloqueio terá início a partir do TJDFT e seguirá até a Torre de TV. O trânsito será desviado para a via ao lado da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A previsão de encerramento do bloco é à meia noite.
Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários