Banner Acima Menu INTERNAS

FAIXAS DE PEDESTRES PRÓXIMOS A ESCOLAS COMEÇAM A SER RECUPERADAS


DF tem 1.920 passagens nas redondezas de colégios e reparo é prioridade em período de volta às aulas
As faixas de pedestres nas redondezas de escolas do Distrito Federal estão renovadas. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) monitora e prioriza a revitalização dessas travessias para garantir mais segurança no início do ano letivo. Em 2020, 213 passagens foram reparadas, especialmente no perímetro escolar, que concentram 48% das sinalizações da capital.
Considerando-se um raio de 200 quilômetros, 1.920 das cerca de quatro mil faixas nas vias urbanas do DF dão acessos a colégios. Gestor de Sinalização Horizontal, Roberto Luz explica que o trabalho de reparo contínuo do Detran-DF consiste em verificar e revitalizar faixas fora de garantia. “Priorizamos aquelas que dão acesso às escolas, para que os alunos tenham condições de segurança no retorno”, explica.
O trabalho intensivo perto das escolas começou em meados de janeiro. Nesta quarta-feira (12), equipes do GDF estiveram em Arniqueira e Sobradinho, finalizando a demanda de desgastes. A maior necessidade de reparos, contou o gestor, foi na região do Plano Piloto, onde há grande circulação de veículos e desgaste das pinturas.
Como funciona a implantação
De acordo com o Detran-DF, solicitações de instalação de travessias são analisadas conforme procedimento técnico padronizado em instrução normativa da autarquia. São feitos estudos internos e no local, quando são verificados aspectos como os relacionados a visibilidade e segurança. Também são feitas considerações sobre o Entorno, como existência de escolas e centros de saúde.
Com todos os dados técnicos em mãos, é verificada a pertinência da instalação de uma faixa sinalizada de pedestres e analisada a necessidade de semaforização da travessia. Em seguida, o projeto é confeccionado e encaminhado para implantação imediata.
Uma vez instalada, a faixa de pedestres possui um ano de garantia. Caso seja necessário passar por revitalização devido a algum tipo de desgaste dentro deste período, a empresa responsável pela sinalização realiza a nova pintura sem ônus para o Detran. O desgaste pode ser causado por diversos fatores, como o fluxo intenso de veículos que circula na via, o estado de conservação da malha viária, poeira, terra, fuligem e outros.
Para solicitar a instalação de faixas de pedestre, bem como pedir reparos ou ações de limpeza, o cidadão pode registrar a solicitação na administração regional ou pelo telefone 162, que é o canal da Ouvidoria do GDF.
Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários