RODRIGO MAIA NEGOCIA COM PCdoB QUEDA DA CARTEIRINHA ESTUDANTIL ONLINE

Por Bruna Pieri
Perde a eficácia no dia 16 de fevereiro a Medida Provisória (MP) nº 895 que institui a Carteira Estudantil Digital lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em 6 de setembro de 2019.
Gratuita, a carteirinha acabaria com o pagamento de R$ 35 que os estudantes fazem à União Nacional dos Estudantes (UNE) para obter o documento.
Mas o mais preocupante, é que até hoje sequer foi instalada a Comissão Especial para analisar a MP. Não existem indicados a presidente e nem a relator.
Informações obtidas pelo Terça Livre dão conta de que as negociações estariam avançadas entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o PCdoB (partido que controla a UNE) para que a MP venha a caducar.
Outro fato que voltou a ter visibilidade recentemente é que Maia nunca instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a UNE. Em troca de apoio do PCdoB, o deputado teria se comprometido a não mexer nesta questão.
Em 2016, com apoio do próprio Maia, um grupo de deputados liderado pelo pastor Marco Feliciano (à época no PSC-SP) coletou assinaturas e protocolou um pedido para instalar a CPI da UNE. Mesmo diante de questão de ordem com recurso a plenário, a comissão nunca foi pautada.
ID Digital
Durante o lançamento da Carteira Digital, o ministro da Educação Abraham Weintraub destacou que o programa digital geraria economia superior a R$ 1 bilhão.
Já o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância da medida para os mais pobres. “Tem muito estudante pobre e R$ 30 por ano faz falta para ele. Se podemos tê-la [carteira estudantil] de forma gratuita, por que não?”.
Com o documento, os estudantes podem pagar meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais sem que isso gere um custo extra, como acontece já hoje. A diferença é a gratuidade.
Atualmente, a Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013 prevê que a carteirinha seja emitida por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Ambas cobram R$ 35 pela carteira, além do frete. Esta é uma das principais fontes de verba das entidades. A UNE fica com 20% do valor (R$ 7), e a Ubes, com 25% (R$ 10,50).
Fonte: Terça Livre

1. Parece que os ´´ ditos estudantes `` da resistência preferem pagar caladinhos.

ResponderExcluir
  2. Gente...eu nunca vi falar que Maia fosse o Presidente da República pra proibir tudo que queira fazer em prol do povo..só vale o que ele manda..Maia vc é um impostor querendo a Presidência da República..vc mostra que índole tem..vc ta aí pois Bolsonaro apoiou com os votos dos senadores da Direita..Isto não vai acabar bem..estamos avisando....

ResponderExcluir
  3. Como é que Maia se une a Partido Comunista pra acabar com um benefício dado pelo Presidente da República pra melhorar a vida dos estudantes?? quer favorecer a classe Comunista mesmo....Tudo aquilo que seja Democracia Maia corta...é certo sr.Maia isto?

ResponderExcluir
  4. O maia e não Sr. maia, é um crápula ordinário corrupto igual ao pai dele. Nem brasileiro é,pois nasceu no Chile. É mais um cafajeste eleito pelo povo que eu achava que devia ter cultura porém não acredito mais que é o povo carioca. Já que elegem maia , freixo, tiririca, pezão,Cabral, garotinho e mais uma tropa de corruptos.

ResponderExcluir
  5. Esse corrupto é igual ao pai, eu achava que o povo carioca fosse inteligente, mas vendo os políticos que elegem como maia,freixo,tiririca, garotinho, pezão,Cabral e outros verdadeiros meliantes cheguei a conclusão que o povo carioca ainda não abriu os olhos.

ResponderExcluir
  6. Então os estudantes que se submetem a pagar para comunistas,que pagem é opção deles! Como devem desconhecer o que realmente ocorre na VZLA e outros países totalitários,quando eles precisarem revindicar alguma coisa que não aceitem,irão ver a fúria dos vermelhos.NA VZLA há tempo atrás, estudantes eram abatidos nas ruas pela polícia.E só consultarem isso no google

ResponderExcluir
  7. Se deixam MP prescrever, o que mais eles farão para o povo? Fala sério.

Obrigado pela sugestão.